Divulgação
Alunos do projeto ‘Três Eixos do Conhecimento’ receberam seus certificados em cerimônia realizada ontem.
Na tarde de ontem, 16, foi realizada a certificação dos participantes do projeto ‘Três Eixos do Conhecimento’ que, através de um convênio entre a Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional e o sistema Fiep/Senai (Federação das Indústrias do Estado do Paraná/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), ofertou quatro cursos de capacitação. As aulas aconteceram em unidades móveis, estacionadas no Parque Ambiental. O investimento municipal foi de aproximadamente R$ 55 mil e as vagas foram oferecidas gratuitamente para a população.
Cerca de cem pessoas receberam seus certificados durante uma cerimônia que aconteceu na sede do Senai em Ponta Grossa. Os cursos ofertados foram Noções de Mecânica de Motocicletas, Mecânica de Automóveis, Eletricidade Básica Residencial e Instalação de Alarmes, Cerca e Portão Eletrônico. Segundo a diretora municipal de Qualificação Profissional, Kelyn Kris Gonçalves, a intenção é dar continuidade ao projeto.
“Com o sucesso desse primeiro pacote vamos analisar outras necessidades de capacitação e continuar investindo nesse modelo”, adianta a diretora, lembrando que os cursos foram escolhidos a partir de um estudo de feito junto à Associação Comercial, Industrial de Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).
Kelyn fez um alerta para a taxa de evasão registrada nas aulas. “A nossa oferta foi de quase 150 vagas, mas destas apenas cerca de 100 finalizaram os cursos. Um terço de desistência é uma parcela muito grande considerando o investimento que a Prefeitura dispende para poder oferecer essa oportunidade”, lamenta a diretora.
A vice-prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSB), que também participou da cerimônia, acredita que é importante o governo municipal investir em cursos para a população. “Oportunidades profissionalizantes beneficiam a todos: o trabalhador, que ganha a oportunidade de capacitação, o empresariado, que dispõe de mão de obra qualificada, e o cliente, que passa a contar com um serviço melhor”, analisa. (Com assessoria)