11 de outubro de 2018

Estar Digital pode ser pago via cartão de débito

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Onze vereadores votaram contra a volta dos bloquinhos e a cobrança fracionada, aonde o usuário pagaria somente pelo tempo de uso no EstaR Digital. São eles: Milla, Divo, Dr. Zeca, Felipe Passos, Florenal, Maurício Silva, Mingo Menezes, Pastor Ezequiel, Rudolf Polaco, Sebastião Mainardes e Vinícius Camargo. Os vereadores Celso Cieslak, Geraldo Stocco, Paulo Balancin e Professora Rose não estavam presentes.

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), disponibilizou a opção de transações via cartão de débito no aplicativo Estar Digital. A nova ferramenta, que já vinha sendo desenvolvida junto à empresa responsável pelo sistema, deve melhorar a experiência dos motoristas que a utilizam para a compra de créditos, validação de vagas e regularização de notificações do estacionamento regulamentado de Ponta Grossa (Estar).

“Temos avançado de maneira muito sólida e constante na transformação da cidade de Ponta Grossa como um polo de inovação, onde a tecnologia é cada vez mais acessível à comunidade e ferramenta essencial na gestão pública”, destaca o prefeito Marcelo Rangel (PSDB). “Em relação ao Estar Digital, fico muito contente, pois é uma ferramenta que tem se mostrado muito eficiente, tanto para motoristas quanto para os nossos agentes do Estar, e isso tem revolucionado a forma como as pessoas se relacionam com a nossa AMTT”, completa.

De acordo com o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, Roberto Pellissari, a nova função já está disponível para os motoristas que atualizaram o aplicativo recentemente. “A partir do momento em que o usuário buscar utilizar essa nova opção, é necessário realizar o cadastro do cartão de débito através do número impresso pelo banco. Desta forma, será possível que o motorista realize as transações do Estar Digital diretamente no aplicativo. No entanto, é importante ressaltar que essa é uma ferramenta que ainda está passando por ajustes e que o trâmite para esse cadastro será condicionado aos protocolos de cada banco e do fato de o usuário possuir a liberação para esse tipo de modalidade junto à instituição”, explica.

MELHORIAS CONTÍNUAS – Um dos fatores determinantes para o sucesso do Estar Digital no Município tem sido a preocupação constante em melhorar o sistema e oferecer mais opções e facilidades à população. “A Prefeitura de Ponta Grossa tem uma preocupação muito grande em oferecer serviços cada vez melhores para a população e não tem sido diferente com o Estar Digital. Desde o início da possibilidade do uso pelos motoristas, nós temos melhorado o sistema, primeiro com a compra direta com os agentes e nos postos de venda da AMTT, depois com a possibilidade de emitir o boleto bancário para pagamento e agora o cartão de débito. E iremos continuar trabalhando para fornecer ainda mais facilidades para os nossos cidadãos deste aplicativo que já é referência em inovação”, comenta o prefeito.

PASSO A PASSO DO ESTAR DIGITAL:

O QUE MUDA?  – A principal mudança é a migração para um sistema que não demanda a utilização do bloco de papel pelo usuário, o que agiliza o processo de uso da vaga pelo motorista e da fiscalização por parte dos agentes municipais. Disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos (Android e IOS), o Estar Digital funciona de forma muito semelhante ao sistema atual, com o cidadão escolhendo o tempo de estacionamento na vaga e validando essa estadia por até duas horas na mesma local.

ONDE POSSO COMPRAR OS CRÉDITOS? – Com a nova atualização, os motoristas podem realizar a compra de créditos com os agentes do Estar (pagamento em dinheiro), nos postos de venda da AMTT e através do aplicativo com quitação via cartão de débito ou boleto bancário.

COMO FUNCIONA? – Após realizar o download e instalar o aplicativo, basta cadastrar a placa do veículo e realizar a compra de créditos.

Na sequência, quando já estiver estacionado, o motorista deve validar a utilização da vaga de acordo com a necessidade, por um período que pode variar entre meia-hora, uma hora e, no máximo, duas horas por trecho de quadra. A única mudança é a de que, para validar a vaga, o motorista deve incluir a numeração do box onde está estacionado.

Caso o motorista exceda o tempo e a situação seja constatada pelo agente de Estar, a notificação será encaminhada ao usuário através do aplicativo. Neste caso, a regularização pode ser feita on-line ou no prédio da AMTT.

E SE EU VALIDAR POR UM TEMPO MENOR QUE DUAS HORAS E PRECISAR FICAR MAIS? – Não há problema. Pelo próprio aplicativo é possível realizar a operação de acréscimo de tempo, desde que não exceda o período máximo permitido. Não há a necessidade da deslocação até o veículo.

QUEM NÃO TIVER O APLICATIVO SERÁ NOTIFICADO? – Não. Os cidadãos que não possuírem celular ou não queiram utilizar o sistema, poderão, inicialmente, realizar a validação da vaga por meio de um dos agentes do Estar ou nos postos de venda da AMTT no Município. Nesses casos, a pessoa deve localizar um dos funcionários e solicitar a validação pelo período de tempo determinado. Para isso, é necessário fornecer a placa do veículo, o número e a localização da vaga, além do tempo de estadia, que constará no banco de dados até a expiração do prazo. A notificação só acontecerá quando o Estar constatar que não foi feita validação por parte do motorista.

TENHO O APLICATIVO, MAS NÃO TENHO SERVIÇO MÓVEL DE INTERNET – A AMTT já estuda as possibilidades para a utilização do aplicativo no Município sem a necessidade de que o motorista tenha obrigatoriamente um serviço móvel de internet. A expectativa é de que esta disponibilização seja definida até a migração total do Estar para o sistema digital, prevista para 2019.  Até lá, os motoristas que não dispuserem de internet móvel poderão solicitar a validação da vaga aos agentes de trânsito.

O APLICATIVO TEM CUSTO?  – Não, o aplicativo está disponível para download gratuitamente nos os sistemas Android e IOS.

SE EU FOR NOTIFICADO, COMO POSSO REGULARIZAR ? – A situação pode ser regularizada através dos créditos que possuir no aplicativo, junto aos agentes ou no prédio da AMTT.  A taxa administrativa tem o valor de R$20.

Vale lembrar que, nos casos em que a regularização é feita até 72 horas após a notificação, o usuário poderá escolher entre receber o bloco com talões de uma hora, dois de meia hora ou que seja disponibilizado um bônus no valor de 10 reais para ser utilizado no momento de estacionar. Os valores referentes a bônus poderão ser utilizados somente para o estacionamento, não sendo válidos para o pagamento de outras notificações. (Com assessoria)


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