25 de setembro de 2018

Cida Borghetti é questionada pelo Ministério Público Eleitoral

Arquivo

A governadora do Paraná deve prestar esclarecimentos sobre um projeto de lei que propõe a concessão de benefícios fiscais para empresas.

O Ministério Público Eleitoral enviou ofícios ao gabinete da governadora Cida Borghetti (PP) pedindo mais informações sobre o projeto de parcelamento de dívidas tributárias estaduais de empresas. O texto do Refis foi enviado por Cida à Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) na última sexta-feira, 21, e o governo pediu urgência na tramitação.

Nos ofícios, a procuradora regional eleitoral responsável, Eloisa Helena Machado, cita a legislação: “No ano em que se realizar eleição, fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior, casos em que o Ministério Público poderá promover o acompanhamento de sua execução financeira e administrativa”, parágrafo 10 do artigo 73 da Lei no 9.504/1997.

Desrespeitando a legislação, a governadora encaminhou o projeto do Refis em regime de urgência para a Assembleia. Na sessão plenária de segunda-feira, 24, o presidente da ALEP, deputado Ademar Traiano (PSDB), que também foi notificado pelo MP, não fez a leitura do projeto do Executivo e informou aos colegas deputados que o assunto só voltará à pauta após as eleições.

O Refis foi anunciado pela governadora durante uma sabatina com os candidatos ao governo realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) na terça-feira, 18, e na quinta-feira, 20, o governo formalizou a assinatura do projeto em um evento no Palácio Iguaçu.

Todos esses atos, segundo a legislação eleitoral, não poderiam ter sido realizados. Por isso, o Ministério Público está questionando Cida Borghetti. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos