Arquivo
Município ocupa agora a quinta posição no Estado em repasse de ICMS, devido um dos maiores ciclos de industrialização da cidade. Nos últimos anos, o repasse de Ponta Grossa superou grandes Municípios, como Maringá e Foz do Iguaçu.
Está disponível no site do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) uma ferramenta online que visa facilitar ainda mais a participação da comunidade no desenvolvimento dos Planos Diretor (PD) e de Mobilidade Urbana (PlanMob). O formulário virtual possibilita que os munícipes contribuam com propostas e ideias acerca da cidade, que poderão ser incluídas nos documentos de planejamento.
Segundo o presidente do Iplan, Ciro Ribas, o Instituto espera, através dos formulários distribuídos, conhecer as sugestões dos munícipes para melhorias em Ponta Grossa. “Podem ser apontadas sugestões para os seguintes itens: ruas, calçadas, transporte público, ciclovias, habitação, escolas, unidades de saúde, segurança pública, áreas de lazer, praças, iluminação pública, água e esgoto, arborização, coleta de lixo, preservação dos rios e arroios, qualidade do ar, dentre outros”, explica Ribas.
Foram disponibilizados também, formulários impressos em unidades básicas de saúde (UBS) e escolas. O prazo para a contribuição vai até o dia 15 de outubro e o desenvolvimento dos planos encontra-se na fase de proposições. A próxima etapa será iniciada em meados de novembro e consistirá na produção do projeto de ações e investimentos. O PD e o PlanMob devem ser finalizados no início do próximo ano e ainda contam com quatro encontros presenciais. São eles a quarta audiência pública, a ser realizada no dia 12 de novembro, oficinas comunitárias nos dias 5 e 6 de dezembro e a quinta audiência pública, que está marcada para o dia 7 de fevereiro. (Com assessoria)