11 de setembro de 2018

VI Congresso de Educação discute temas fundamentais para a melhoria da escola pública em Ponta Grossa

Divulgação

O currículo de tempo integral está entre as questões a serem discutidas durante a semana.

Desde o dia 07 de setembro, está sendo discutido temas de grande relevância para o ensino. Os debates acontecem durante o VI Congresso de Educação e a Feira do Livro, que seguem até o próximo sábado, 15.  Amanhã, 12, o professor César Nunes, titular na área de Filosofia e Educação na Universidade de Campinas, falará aos professores sobre o currículo de tempo integral. O evento será às 19 horas, no centro de convenções do shopping Palladium.

O tema de Nunes será “O currículo da Educação Integral na Escola de Tempo Integral a partir da concepção do Direito à Educação: Fundamentos teóricos e práticas pedagógicas possíveis”. O sistema integral é uma questão fundamental para a evolução da Educação do município de Ponta Grossa, que tem realizado grandes esforços para a sua concretização.

A integralização do ensino em Ponta Grossa apresentou grande evolução nos últimos anos. O número de alunos que estudam pela manhã e à tarde cresceu 784% desde 2013. Na Educação Infantil (CMEIs), o número subiu de 2.057 para 8.811 em 2018, aumento de 428%. No Ensino Fundamental, expandiu de apenas 390 em 2012 para 10.381 neste ano, ou 2.661% a mais. Atualmente, 85% das escolas oferecem o tempo integral.

Tendo em vista esta evolução, a secretária de Educação, Esméria Saveli, acredita que a formação continuada dos professores da rede é fundamental para a evolução do ensino. “Nossa expectativa é de que o professor César Nunes, como filósofo que é, discuta com nossos professores conceitos fundamentais sobre a Educação Integral e a Escola em Tempo Integral, que são coisas diferentes. Isso nem sempre está claro em qualquer discussão sobre a Educação. Então ele poderá demonstrar bem esses dois conceitos. O pensamento trazido por ele, da Educação Integral, aproxima-se da escola que queremos para o nosso município. Queremos uma escola que trabalhe uma educação integral, na qual se trata a criança em todas as suas dimensões”, observa a secretária.

As atividades do Congresso envolvem palestras, oficinas, cursos, debates e têm grande participação de profissionais da educação e acadêmicos do Município, ocorrendo em vários pontos de Ponta Grossa. Já a Feira do Livro ocorre no Parque Ambiental, com a contação de histórias e apresentações artísticas durante o dia todo.

FEIRA DO LIVRO – A Companhia Mapinguary, contadora de histórias, lendas e parlendas brasileiras, é uma das principais atrações da Feira do Livro 2018. Os contadores trarão contos tradicionais e oferecerão grande integração entre palco e plateia. “A gente vai contar muitas histórias, entre elas a do monstro da Amazônia, o Mapinguary, que tem o olho na testa e uma boca na barriga. Teremos contos com bonecos, contos tradicionais, músicas, cantigas e parlendas. Temos muitas histórias legais para mostrar. Tragam as crianças”, convida Carlos Godoy, contador de histórias da Companhia. O grupo se apresenta sempre no período da manhã, às 10 horas, e à tarde, às 15 horas. Na noite do dia 13 haverá uma apresentação às 20 horas. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos