Divulgação
Lançamento aconteceu na tarde hoje. Novo site do órgão já está disponível e reúne diversos serviços online.
Na tarde de hoje, 11, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, fez o lançamento da Sala do Empreendedor Digital, novo site do órgão que atende microempreendedores individuais (MEIs) de Ponta Grossa. A intenção é facilitar os trâmites para o empresário oferecendo soluções online e ampliando o serviço para outras modalidades de empresa através da convergência de conteúdo.
Segundo a coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, Tônia Mansani, o novo site, diferente do órgão físico, atende não só MEIs, mas também outros empresários que buscam a facilitação da gestão do seu negócio. “Na plataforma é possível acessar todos os serviços necessários. Links para emissão de guias, tutoriais, informações sobre capacitação. É a busca pela emancipação do empreendedor”, aponta Tônia.
A ferramenta busca resolver o desperdício de tempo, evitar ou diminuir o deslocamento até a sala física e eliminar a necessidade de acessar vários sites. “Apenas no mês passado realizamos mais de cinco mil atendimentos, totalizando mais de quarenta mil durante este ano. A nossa equipe possui onze pessoas e identificou esse gargalo buscando oferecer soluções online facilitadoras”, explica a coordenadora.
O site foi viabilizado através de uma parceria entre o Município e a CooBox Soluções, que foi criada como microempresa individual. “Eu como MEI já passei por tudo isso e sei como isso vai facilitar a vida do empresário. É uma satisfação poder contribuir com a cidade”, ressalta a sócia-proprietária da CooBox, Elina Torres.
O consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Ponta Grossa (Sebrae/PG), Marlon Farias, destacou o pioneirismo da Sala Digital. “Nenhum outro Município do país possui uma ferramenta como essa. Os governos têm que ver o MEI como um ator importante, pois ele gera empregos e renda. Esse sistema de Ponta Grossa ficou interessante porque inovação tem a ver com simplicidade e quando vemos serviços como esse sendo oferecidos por uma prefeitura, vemos o incentivo a empreender”, disse Marlon.
O secretário municipal da pasta, Paulo Carbonare, lembra os investimentos constantes que o governo vem fazendo em novidades. “A inovação não é algo palpável, e por isso muita gente não investe. Desde o ano passado já elaboramos o mapeamento do ecossistema de inovação e estamos desenvolvendo o Centro de Inovação, que vem para alavancar a área em Ponta Grossa”, recorda Carbonare.
Entre os pilares da Sala do Empreendedor estão legalização, simplificação, capacitação, emancipação. O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) destacou o trabalho que vem sendo feito. “O nosso dever, como governo, é desburocratizar processos e facilitar a vida do cidadão. Essa é mais uma medida oferecida, que já está sendo modelo para outras cidades”, afirma Rangel. (Com assessoria)