Francisco Beltrão

5 de setembro de 2018

Mobilidade também é preocupação nas pequenas cidades

Divulgação

Francisco Beltrão investe para reduzir índice de mortes no trânsito.

As questões de mobilidade urbana deixaram há muito tempo de ser preocupação apenas dos grandes centros. Problemas como a falta de vagas de estacionamento e congestionamentos, por exemplo, têm sido reduzidos com o uso de tecnologia em diversas cidades do Paraná. É o caso de Francisco Beltrão, no Sudoeste, que investiu em câmeras de monitoramento e em softwares de controle semafórico para deixar para trás um número incômodo: em 2016 era a primeira do Paraná em número de óbitos. Tinha 30 mortes para cada 100 mil habitantes, segundo dados do Ministério da Saúde.

Já em 2017, as ações contribuíram para que o número caísse para 23. “Trabalhar a educação foi o primeiro passado, além de uma maior fiscalização, começamos a melhorar a parte da sinalização”, conta a diretora do Departamento de Trânsito de Francisco Beltrão, Mari Galvan.

Ela destaca a importância da tecnologia no processo, que garantiu maior controle do tráfego através de uma central semafórica em tempo real. “É uma forma de organizar o tráfego com essa modernidade. Facilitou muito, trouxe economia de tempo, de pessoal e de recurso”, observa. Com 60 mil veículos rodando na cidade, Mari cita que a implantação de uma zona azul digital será outra inovação que facilitará a identificação das vagas disponíveis na área central. A proposta está em processo de licitação e a expectativa é que em 2019 o cidadão beltronense tenha acesso às informações via aplicativo.

Na próxima semana, em Ponta Grossa, a diretora do Departamento de Trânsito de Francisco Beltrão irá apresentas as inovações do munícipio de 88 mil habitantes a prefeitos e gestores públicos que participarão do 6º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa

CONGRESSO – Além de tecnologias para mobilidade urbana, prefeitos e gestores de todo o Estado tratrão durante o 6º Congresso Paranaense de Cidades Digitais de ferramentas para controle de gestão e para melhorar a comunicação nas prefeituras. O encontro é gratuito para servidores públicos e visa, de acordo com o diretor da RCD, José Marinho, facilitar o processo de modernização das administrações municipais do Estado, principalmente nos pequenos e médios municípios. “O Congresso é referência para os gestores que buscam soluções que atendam efetivamente as demandas atuais das suas localidades. Desenvolvimento socioeconômico está atrelado à inovação e precisa ser inserido também no contexto das cidades de menor porte. As necessidades são as mesmas”, frisa o diretor da RCD.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://redecidadedigital.com.br. O evento tem o patrocínio master da GOVBR, Prínter do Brasil, Thema Informática e CTMGEO; ouro da 1DOC, Exati Tecnologia, Smart Matrix, Betha Sistemas e Input Service Informática; prata da PlayTable e Instituto das Cidades Inteligentes; e bronze do FALACIDADÃO e da PLSS – Pellissari Soluções. O evento conta ainda com o apoio institucional da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e das Associações de Municípios Amusep, Amunpar, Amepar, Amunorpi , Amunop, Amuvi, Amerios, Comcam, Amsop, Amcespar, Cantuquiriguaçu, AMCG e Assomec, além da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – regional Paraná (Assespro-PR) e Hotel Planalto. (Com assessoria)

 SERVIÇO:

O QUE: 6º Congresso Paranaense de Cidades Digitais.

QUANDO: 13 e 14 de setembro.

ONDE: Bourbon Convention Hotel (Rua Jacob Holzmann, 219, Bairro Olarias).

HORÁRIO: das 8h às 17h30.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos