Arquivo
“A minha vice é professora da rede pública de ensino e conhece o dia a dia das escolas do Paraná", lembrou o candidato.
O sucateamento, aliado a falta de incentivo aos professores e melhores condições aos alunos, fez a educação pública do Estado despencar. “Não temos nada para comemorar. A qualidade do ensino público do Paraná caiu”, afirmou João Arruda (MDB), candidato ao governo do Estadi, sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado ontem, 3.
De acordo com o Ideb, nos últimos dois anos, a qualidade da educação do Paraná caiu de 5º, em 2017 com 3,9, para o 8º lugar em 2017, com 4 pontos, abaixo da meta projetada, que era de 5.
Para João Arruda, será preciso trabalhar muito a partir de 2019 para melhorar a educação e os índices do Ideb. “Mas os resultados não serão imediatos. Os índices do ano que vem, ainda terão reflexos do atual governo”, afirma. “Os números começarão a melhorar de maneira mais consistente a partir de 2020”, ressaltou.
O candidato já assumiu compromisso de garantir que o professor tenha um terço de seu tempo para se dedicar ao preparo das aulas. “Isso vai melhorar a qualidade do ensino e fazer com que melhore também a qualidade de vida do professor, que deixará de utilizar seu tempo livre para preparo de aulas”, disse João Arruda, completando: “Vamos analisar os números com muita responsabilidade e não se comprometer com os professores naquilo que não podemos cumprir. A minha vice é professora da rede pública de ensino e conhece o dia a dia das escolas do Paraná”. (Com assessoria)