Divulgação
Pista do aeródromo foi revitalizada para fornecer mais segurança e possibilidade de operações.
Foi realizada hoje, 30, a cerimônia de inauguração da revitalização da pista do Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo (PGZ) – Aerporto Sant’Ana, que recebeu melhorias com investimentos de cerca de R$4,2 milhões, viabilizados através de emenda parlamentar. As obras foram finalizadas em tempo recorde, com o prazo de execução de 120 dias, foram apenas 20 dias para a agilização da reabertura do aeródromo – que já receberá voos novamente a partir deste sábado, 1º de setembro.
Foram realizados os serviços de recape asfáltico, sinalização horizontal, drenagem e alargamento. Agora o espaço conta com 32 metros de largura e 1.430 de comprimento. Também foi aplicada uma microtextura que fornece mais aderência para as aeronaves, aumentando a segurança dos pousos.
O Aeroporto Sant’Ana é administrado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional. O secretário, Paulo Carbonare, destacou que as melhorias trarão benefícios, como a redução da alternância de voos, por exemplo. “Nós tínhamos restrições em dias de chuva, mas agora oferecemos mais segurança operacional. Quando se fala em vidas é preciso muito estudo técnico e aqui, o lugar nunca está igual, porque sempre estamos fazendo investimentos a curto, médio e longo prazo”, apontou.
O presidente do Aeroclube de Ponta Grossa, Alisson Margraf, é piloto e utiliza o aeroporto municipal há cerca de 15 anos. “Nunca vimos tantos investimentos em todos esses anos. A segurança que temos com essas adequações gradativas são muito importantes e fico feliz em ver a dedicação e respeito do Município por esse local”, avaliou.
Desde a reinauguração do PGZ, em junho de 2016, pelo menos 57 mil passageiros já foram movimentados em cerca de 17,5 mil pousos e decolagens. O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) lembrou que modernizar o espaço beneficia todos os setores. “Muitos pensam que investimentos aqui só são direcionados aos empresários e industriais que utilizam o local, mas ter um aeroporto de qualidade é sinônimo de desenvolvimento econômico, pois traz mobilidade, logística, turismo, novos investimentos e, consequentemente, aquece o mercado de trabalho”, falou Rangel.
ABASTECIMENTO – Outra novidade será o início da operação para abastecer com combustível e lubrificantes as aeronaves, previsto para setembro, segundo o superintendente do aeroporto, Victor Hugo de Oliveira. Após vencer o processo licitatório, a Helisul Aviação terá o direito de concessão de um espaço para a exploração do serviço.
Para Oliveira, a oferta é importante por abrir um leque de opções para os usuários do transporte aéreo. “Com esse posto nós seremos concorrentes diretos do Aeroporto de Bacacheri, situado em Curitiba, já que muitas aeronaves tinham que ir até lá para abastecer. O serviço é bacana por aumentar o fluxo de aviões, fazer com que os voos percam menos tempo de deslocamento e beneficiar quem já usa o nosso PGZ”, aponta o superintendente. (Com assessoria)