Divulgação
Candidato a deputado estadual, Marcello Richa, e o ex-presidente da Federação Paranaense de Taekwondo e da Seleção Brasileira, Fernando Madureira, durante a Copa Paraná de Taekwondo.
O candidato a deputado estadual Marcello Richa (PSDB) prestigiou no último sábado, 25, na Vila Olímpica em Maringá, a abertura da Copa Paraná de Taekwondo 2018, que reuniu cerca de 800 atletas de 60 academias do estado. Durante o evento, destacou sua proposta para que o programa Talento Olímpico do Paraná (TOP) se torne lei.
“O TOP representou um grande avanço nas políticas de esporte e transformá-lo em lei irá garantir, independente de quem assuma as próximas gestões do governo do Estado, a continuidade desse programa, que oportuniza o desenvolvimento de jovens revelações paranaenses”, disse Marcello Richa.
Criado em 2011 durante a gestão do governador Beto Richa, o TOP é considerado o maior programa estadual de incentivo ao esporte do país. Em oito anos já atendeu mais de sete mil atletas e técnicos, com investimentos de aproximadamente R$ 30 milhões, e atualmente conta com bolsas para 1.600 atletas.
AMPLIAÇÃO – Marcello Richa destacou também que irá propor a ampliação das modalidades atendidas pelo programa, que atualmente beneficia apenas esportes olímpicos e paralímpicos.
“Diversos esportes que não estão inclusos nas Olimpíadas apresentam crescimento em nosso Estado, especialmente nas artes marciais. Fomentar essas modalidades não irá apenas garantir a transição da iniciação para o alto rendimento, mas também criar oportunidades para que jovens encontrem no esporte novas aspirações e um caminho para realizar seus sonhos”, afirmou.
O ex-presidente da Federação Paranaense de Taekwondo e da Seleção Brasileira, Fernando Madureira, elogiou a proposta. “O Brasil perde muitos talentos esportivos pela falta de apoio, especialmente no início da carreira. O TOP vem de encontro com essa demanda e precisamos preservar e expandir esse programa, que já trouxe grandes resultados para o Estado.”(Com assessoria)