O candidato ao governo do Paraná, Ratinho Junior (PSD), concedeu hoje uma entrevista a uma emissora de rádio da Capital, e falou sobre as propostas de governo, respondeu perguntas dos jornalistas a respeito de diversos temas de interesse da população e aos questionamentos de representantes de setores da sociedade.
Confira alguns pontos da entrevista:
EXPERIÊNCIA COMO SECRETÁRIO:
Questionado sobre a experiência como Secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior disse que durante o período em que esteve à frente da pasta, foram batidos todos os recordes da história da Secretaria. 45% das liberações do tesouro nacional foram para o Estado do Paraná. Ele reforçou a capacidade da gestão, que contou com uma equipe competente. O resultado do trabalho foi a liberação de 3.200 obras e maquinários, um investimento de mais de R$ 2 bilhões de reais. O candidato falou ainda sobre a implantação do programa de Compliance, para controle da gestão. A SEDU foi a única Secretaria a implantar este tipo de mecanismo.
SERVIDORES:
Sobre a relação com os servidores públicos estaduais na próxima gestão, Ratinho Junior afirmou que será de diálogo. “Minha ideia é sentar com os representantes dos servidores e discutir os quatro anos de governo, de forma sincera e transparente. Vamos fazer o que for possível para motivar e valorizar o servidor, sempre levando em conta as limitações legais do governo”, declarou o candidato.
SEGURANÇA PÚBLICA:
Ratinho destacou o enxugamento da máquina pública, que começará com a diminuição do número de secretarias. De acordo com o candidato, a redução de custos possibilitará um maior investimento em áreas que necessitam de atenção, como a segurança pública. Sobre as propostas para o setor, Ratinho Junior destacou a contratação de policiais, que contará com um planejamento periódico para reposição e reforço do efetivo, e o uso da tecnologia no combate à criminalidade. Entre as propostas destacadas está a criação da Cidade da Polícia, que vai integrar todas as forças da segurança: Guardas Municipais, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, Polícia Militar, entre outros.
LITORAL DO PARANÁ:
Respondendo a pergunta de Juliano Dobis, representante da Associação Mar Brasil, sobre a proposta para o desenvolvimento para o litoral do Estado, Ratinho Junior reforçou a intenção de modernizar a gestão na região, com investimento em infraestrutura sustentável que possa fazer do litoral do Paraná um destino turístico, a exemplo de Santa Catarina. O candidato reafirmou que pretende viabilizar a concessão da Ilha das Cobras, propriedade do Governo do Estado e utilizar o recurso para fomentar o turismo local. (Com assessoria)