Divulgação
Parceria possibilita integração de bancos de currículos junto ao empresariado.
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), fechou hoje uma parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) que visa a capacitação por estágios. O programa, denominado “Do estágio ao emprego: Abrindo Caminhos”, integrará os bancos de dados da Sala de Qualificação Profissional da Prefeitura e da ACIPG junto aos empresários interessados na contratação de estudantes dos ensinos médio, técnico e superior.
A seleção dos estagiários será feita pela Prefeitura e a ACIPG encaminhará para as empresas. A diretora municipal de Qualificação Profissional, Kelyn Kris Gonçalves, destaca que a demanda de jovens que buscam uma oportunidade é grande. “Ponta Grossa é um polo universitário e como podemos enquadrar todos esses futuros profissionais no mercado de trabalho? Já atuamos com estagiários na Prefeitura, através do programa Primeira Chance e agora poderemos indicá-los para outros setores, como indústria e comércio”, destaca a diretora.
O secretário Paulo Carbonare afirma que, tanto a Prefeitura quanto a ACIPG, já têm bancos de currículos extensos, que poderão ser aproveitados pela iniciativa privada. “Agora as empresas poderão utilizar as nossas informações, que incluem entrevistas e perfis, para facilitar no processo de contratação, o que oportuniza uma experiência e possibilita uma efetivação”, analisa.
Para o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) a mão de obra qualificada é um dos atrativos para investimentos da cidade. “O governo municipal tem uma grande preocupação com qualificação. As nossas empresas precisam de profissionais capacitados, que busquem o desenvolvimento de Ponta Grossa, e a experiência que um estágio proporciona contribui para a formação do acadêmico”, aponta.
O presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, destaca que o programa vem para solucionar uma grande necessidade do empresariado. “A maior dificuldade na contratação de profissionais é achar pessoas que estejam capacitadas para trabalhar e esta parceria irá contribuir com a qualificação da nossa mão de obra”. (Com assessoria)