Divulgação
Palestras acontecem em Castro, durante esta semana.
Começou na última segunda-feira, 20, o projeto “Quebrando o Silêncio”, desenvolvido pela Escola Adventista e Igreja Adventista em parceria com a Cruz Vermelha, secretarias municipais da Educação, Saúde, e Família e Desenvolvimento Social de Castro.
Ainda hoje, 23, acontece o ciclo de palestras com o tema “Família: Cuide, Ame e Proteja”, nas escolas Jahyr Lopes, Dalila Ayres, Lourival Leite de Carvalho e Escola de Vila Rosário, às 19h, para os pais dos alunos.
No próximo sábado, 25, às 10h, haverá passeata pelas ruas centrais de Castro, com a fanfarra do Clube dos Desbravadores. A caminhada segue até o Parque Lacustre, onde acontecerá a Feira da Saúde
O projeto tem como objetivos conscientizar a população em geral sobre a luta contra a violência doméstica, através do ensino de regras simples e eficazes de prevenção e sobrevivência ao abuso. Também quer orientar as famílias, pais e filhos, educadores e alunos sobre o assunto, levando esclarecimentos quanto aos direitos e alertando sobre a necessidade de quebrar o silêncio e buscar junto aos órgãos competentes o apoio necessário.
Promover a paz para um mundo melhor, por meio de ações como a distribuição de panfletos, revistas e palestras, para formar um padrão cultural de que a violência na família é inaceitável, é outro mote da campanha que visa resgatar os valores cristãos do amor e respeito ao próximo, fortalecendo as famílias e também coibir abusadores.
A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, destacou a importância do trabalho conjunto. “Acredito no trabalho em parceria. Utilizar a escola para levar orientação à comunidade e às famílias por meio dos nossos alunos é muito importante. Faz com que pensemos no desenvolvimento dos nossos estudantes como um todo, divulgando todos os serviços oferecidos pelas secretarias nos bairros onde eles moram com suas famílias e abrindo as portas das escolas para receber os pais”, disse.
A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros, disse que é preciso que a sociedade se mobilize para enfrentar a violência doméstica. “Todos temos que lutar contra a violência doméstica e buscar soluções para um problema que é crônico em nossa sociedade e que faz muitas vítimas. A união de forças é fundamental”, disse.
HISTÓRICO – ‘Quebrando o Silêncio’ é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica promovido anualmente pela Educação Adventista e Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai), desde 2002.
A campanha se desenvolve durante todo o ano, mas uma das suas principais ações ocorre sempre no quarto sábado do mês de agosto. Este é o “dia de ênfase contra o abuso e a violência”, quando ocorrem passeatas, fóruns, escola de pais, eventos de educação contra a violência e manifestações na América do Sul.
Diariamente os noticiários apresentam um quadro de violência assustador. Crianças, mulheres e idosos são as principais vítimas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a violência corresponde por aproximadamente 7% de todas as mortes de mulheres entre 15 e 44 anos. (Com assessoria)