Arquivo
Obras estruturais promoverão a modernização da aviação civil em Ponta Grossa.
As obras na pista do Aeroporto Municipal Comandante Antônio Amilton Beraldo, mais conhecido por Aeroporto Sant’Ana (PGZ), estão em processo de finalização. Os serviços de recape, drenagem e a aplicação de uma microtextura que deve melhorar a aderência dos pousos e decolagens estavam previstos para se estenderem, mas na tarde de hoje, 20, estão realizando os acabamentos finais.
O superintendente do aeródromo, Victor Hugo de Oliveira, destaca que a antecipação das obras permitirá mais melhorias estruturais no local. “Vamos aproveitar para realizar manutenções necessárias na rede de abastecimento de água. A tubulação será trocada pela Sanepar através dos reparos rotineiros feitos pela concessionária e por isso não terá custos adicionais para a Prefeitura”, aponta Oliveira.
Ele destaca que, mesmo com a agilização dor serviços, o aeroporto só poderá autorizar voos a partir do dia 1º de setembro, devido ao NOTAM emitido, informação oficial que é repassada previamente e consultada pelos pilotos, e diz respeito a dados sobre modificações de instalações, por exemplo. “Os voos comerciais da Azul retornam no dia dois, mas já a partir do dia primeiro de setembro os voos executivos e do aeroclube podem voltar a utilizar o aeroporto”, explica o superintendente, lembrando que durante o mês de agosto o ‘Sant’Ana’ só pode atender os serviços aeromédico e aeropolicial.
O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, recorda que o investimento na pista foi de R$ 4,2 milhões, provenientes de emenda parlamentar. “Essa melhoria é mais uma medida que busca o incremento do nosso aeroporto e visa proporcionar mais segurança aos usuários do local, que só neste ano já movimentou mais de 23,5 mil passageiros”, finaliza Carbonare. (Com assessoria)