Arquivo
Em comparação com a média do Estado, Ratinho Jr. possui 2,7 pontos acima e João Arruda 3,8 pontos a mais nos Campos Gerais. Entre os três principais concorrentes, Cida é a única que tem 5 pontos a menos na região do que a média estadual.
O Jornal Bem Paraná divulgou ontem a pesquisa IRG por mesorregiões do Estado. Na mesorregião Centro Oriental (Campos Gerais), o candidato ao governo Ratinho Júnior (PSD) tem 47,3%, a governadora e candidata a reeleição Cida Borghetti (PP) 15,2% e João Arruda (MDB) 10,9%.
Em comparação com a média do Estado, Ratinho Jr. possui 2,7 pontos acima e João Arruda 3,8 pontos a mais nos Campos Gerais. Entre os três principais concorrentes, Cida é a única que tem 5 pontos a menos na região do que a média estadual. A região é um dos lugares onde a governadora possui o pior índice, ficando na frente apenas do Centro Sul, onde ela tem 14,9% das intenções de voto.
Os Campos Gerais apresenta o segundo melhor desempenho do candidato João Arruda, ficando atrás do Centro Sul, onde ele tem 11,9% das intenções de voto.
Ainda na região, segundo o IRG, Ogier Buchi (PSL) tem 4,9%, Professor Piva (PSOL) 3,6%, Dr. Rosinha (PT) 1,3% e Jorge Bernardi (REDE) 1,2%. Os candidatos Priscila Ebara (PCO), Ivan Bernardo (PSTU) e Geonisio Marinho (PRTB) não pontuaram. 11,9% dos eleitores disseram que não pretendem votar em nenhum dos candidatos listados, e outros 3,6% não souberam responder.
PARANÁ –No Estado, segundo a pesquisa, Ratinho possui 45%, seguido da governadora Cida Borghetti, com 20,2%. Em terceiro na corrida pelo comando do Palácio Iguaçu está o deputado federal João Arruda, com 7,1%. Em quarto na preferência do eleitorado aparece Dr. Rosinha, com 3,9%; Professor Piva foi citado por 2,2% dos entrevistados, seguido de Jorge Bernardi, com 1,8%, e por Ogier Buchi, com 1,5%. A lista inclui ainda Priscila Ebara, com 0,3%; Ivan Bernardo, com 0,2%; e Geonísio Marinho, com 0,1%. A pesquisa aponta ainda que 11,4% dos eleitores não pretende votar em nenhum dos candidatos listados. Outros 6,3% não souberam responder.
O IRG ouviu 1.250 eleitores em 75 cidades paranaenses, entre os dias 9 e 14 de agosto. O grau de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número PR-09806/2018.