Divulgação
Câmara de Vereadores durante lançamento do projeto Câmara Jovem em maio.
Nesta terça-feira, 14, tem eleição em Ponta Grossa. As urnas já foram lacradas, as sessões eleitorais montadas e os títulos eleitorais entregues: será a hora dos alunos elegerem seus vereadores. As ações fazem parte do cronograma de atividades do projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa.
Entre maio e julho, cerca de 4.900 alunos com idade entre 11 a 16 anos, de 15 escolas da rede pública e particular de ensino, participaram de palestras e atividades pedagógicas com o intuito de entenderem como funciona o processo eleitoral. Eles puderam se filiar a partidos propostos e lançar candidaturas. Os partidos também fizeram suas convenções para a escolha de cinco candidatos a vereador por escola. Os candidatos tiveram direito a materiais de campanha, como folders, cartilhas e vídeos para defenderem suas plataformas de trabalho.
A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Grossa, que está implementado o projeto Câmara Jovem. Os projetos contam com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral, Fórum Eleitoral de Ponta Grossa, Núcleo Regional de Educação, Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Universidade Estadual de Ponta Grossa e escolas públicas e particulares.
“Nós buscamos, com esse projeto, promover o exercício da cidadania entre adolescentes a partir do envolvimento responsável com as implicações éticas, políticas, sociais e jurídicas do exercício do voto”, explica a juíza da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa e coordenadora do projeto, Noeli Salete Tavares Reback
O desenvolvimento de todas as etapas de uma eleição nas escolas busca a consciência, o envolvimento e o protagonismo dos alunos no processo eleitoral. “É uma vivência educativa sobre democracia, cidadania e exercício de direitos a partir de um laboratório experimental que criamos”, assinala a juíza.
A totalização dos votos acontecerá no dia 24 de agosto, às 10h, no Fórum Eleitoral. A diplomação dos vereadores eleitos acontecerá na primeira semana de setembro, na Câmara Municipal de Ponta Grossa.
O projeto Eleitor do Futuro foi idealizado pelo Ministro Sávio de Figueiredo, inspirado no Programa Costa Rica. Foi acolhido na VI Reunião do Colégio dos Corregedores da Justiça Eleitoral e implantado, desde as eleições de 2002, no Distrito Federal e nos estados da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins e Acre. No Paraná teve início em 2004 e Ponta Grossa está em sua sexta edição. (Com Assessoria)