Divulgação
Termo de cooperação técnica garante evento por mais duas edições.
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Sociedade Rural dos Campos Gerais assinaram ontem o termo de cooperação técnica para a realização da 40ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi), que acontece entre os dias 10 e 16 de setembro. A cerimônia aconteceu na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).
Diversas autoridades estiveram presentes no evento. Representando o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento e diretor do Deral, Francisco Simioni. Compareceram, ainda, a vice-prefeita Elizabeth Schmidt, os deputados estaduais Plauto Miró Guimaraes (DEM) e Hussein Bakri (PSD), entre outras personalidades. O presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, impossibilitado de comparecer ao evento, foi representado pelo seu vice-presidente, Estefano Stemmer Júnior.
O secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Ivonei Afonso Vieira, disse que se busca com esta parceria realizar, de forma positiva, a gestão eficiente dos recursos disponíveis. “A Efapi deixa de ser apenas da prefeitura e da Sociedade Rural, para ser do nosso município, da indústria, do comércio e de todos os munícipes. Esta parceria faz possível a realização da Efapi novamente”, salientou.
O presidente da Sociedade Rural e diretor de Agronegócios da ACIPG, Edilson Gorte, agradeceu ao prefeito Marcelo Rangel (PSDB) por garantir que o termo de cooperação técnica contemple a parceria para realizar além da 40ª, a 41ª e 42ª edição do evento. “A Efapi mostra a pujança da nossa região e de seus produtores. Somos exponenciais na agricultura como exemplo a ser seguido no mundo inteiro. Por isso, temos que dar continuidade ao evento e demonstrar o potencial do agronegócio de Ponta Grossa e dos Campos Gerais”, disse Gorte.
O prefeito admitiu que, para o setor público, realizar um evento como este não é fácil. Em virtude disso, as parcerias são necessárias. De acordo com ele, o momento é de glória não apenas por lançar a 40ª Efapi, mas sim por também garantir a parceria para as duas edições seguintes. “Temos que utilizar da Efapi para projetar Ponta Grossa pela potência que temos no agronegócio. Pela tradição e potencial, temos que unir todo o setor produtivo para que tenha ampla divulgação”.
MÜNCHEN FEST – Rangel aproveitou o momento para adiantar mudanças na München Fest deste ano. Ele comentou que a ACIPG solicitou a alteração da data da Festa Nacional do Chopp Escuro para não prejudicar comércio no período próximo ao Natal. De acordo com ele, o início da festa está programado para o dia 15 de novembro. “Estamos trabalhando para resgatar a cultura e gastronomia da cidade. Não teremos shows com grandes artistas e vamos antecipar o evento para não prejudicar o comércio local no período de natal”, disse o prefeito. (Com assessoria)