Educação cria comitê de mães para ampliar inclusão escolar
11/12/16
A Secretaria de Educação de Ponta Grossa realizou na última sexta-feira, 09, o Seminário Inclusão: o privilégio de conviver com as diferenças, no auditório da Escola Prefeito Coronel Cláudio. O objetivo foi levar para as famílias das crianças com deficiência e seus professores informações importantes para o entendimento da Educação Inclusiva, seu funcionamento e a forma de atuação da Prefeitura. Além disso, a Secretaria está criando um grupo de mães para acompanhar a Educação Especial na cidade.
Desta forma, as mães poderão participar diretamente da reestruturação da Educação Especial em Ponta Grossa, ajudando no aprendizado e desenvolvimento das crianças. As famílias e professores tiveram acesso a uma palestra do Professor Leopoldo Vieira, do Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR), de Curitiba, especialista em inclusão. Para ele, o papel de cuidar não é somente do Estado ou da família, mas de uma união de forças. “Quando a Prefeitura faz este convite, está socializando o conhecimento necessário para uma ação mais promissora em relação ao bem-estar destas crianças”, acredita Vieira.
“No momento em que a Secretaria inclui os pais neste processo, ocorre uma tomada de consciência dos adultos, sejam professores, familiares, para que se tornem todos responsáveis pelo bem-estar e pelo processo de conhecimento e educação da criança, seja ela da educação especial ou não. É uma atitude fantástica, porque cada um pode ajudar na instrução e na diminuição do sofrimento de uma criança que precisa de cuidados especiais”, aponta Vieira.
Conforme a secretária Esméria Saveli, o seminário foi realizado para que as mães conheçam melhor a Educação Especial e possam colaborar com a sua efetivação. “Com esta ação estamos fortalecendo a Educação Inclusiva, para que efetivamente possamos acolher e ensinar as crianças com deficiência, cada vez melhor. E é com a ajuda das famílias que vamos conseguir alcançar estes resultados”, aponta Esméria. (Com assessoria)