Arquivo
Antes de fazer parte do governo, Barbiero era assessor da senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, com quem mantinha estreitas relações.
Igual na monarquia parlamentarista, a Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET) não é comandada de fato pelo pontagrossense João Barbiero. Ele somente conquistou o direito de usar a coroa de rei/rainha – no sentido figurativo. Quem comanda a SEET continua sendo o PPS, partido do ex-secretário e deputado estadual Douglas Fabrício, uma espécie de Primeiro-Ministro da pasta.
O deputado, que não ficou nem um pouco satisfeito por não ter emplacado o seu sucessor, mantém na SEET a maioria dos cargos em comissão, inclusive os mais importantes como o diretor geral, o presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (IPCE) e o presidente da Paraná Turismo. Para conseguir dois cargos para o seu gabinete, Barbiero levou um ‘chá de cadeira’ de Douglas Fabrício na Assembleia Legislativa e foi chamado de “menino” que assumiu o seu lugar, mostrando quem de fato manda no pedaço.
A insatisfação do PPS com a governadora Cida Borghetti (PP) pode levar o partido a não apoiar a sua reeleição. Até lá, Douglas Fabrício vai continuar no comando da SEET e Barbiero vai ter que ‘pedir benção’ para o deputado e o seu time.
Barbiero foi indicado pelo deputado federal Aliel Machado (PSB). E o fato dele não possuir o comando da SEET, também demonstra que Aliel não está com a ‘bola toda’ com a governadora. Antes de fazer parte do governo, Barbiero era assessor da senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, com quem mantinha estreitas relações (relembre).