O ponta-grossense Daniel Dias Auer, mais conhecido como "Ciclista sem mãos" recebeu ontem, na Câmara dos Deputados em Brasília, o prêmio “Brasil Mais Inclusão”, concedido em sinal de reconhecimento a pessoas com deficiência. A indicação partiu do deputado federal Aliel Machado (Rede) e foi aceita por uma comissão julgadora. Além do ciclista, empresas e entidades que desenvolvem trabalhos importantes para pessoas com deficiência também foram premiadas.
Para Daniel, esse prêmio só reforça a luta de anos em trabalhos sociais e no esporte. “Aquela bicicleta que encontrei no lixo quando era criança foi o que mudou minha vida. Foi ela quem me deu a oportunidade de ser o que sou hoje”, destacou Auer.
O objetivo do Brasil mais Inclusão é reconhecer e valorizar pessoas, entes federados, empresas e entidades que se destacam na promoção da inclusão da pessoa com deficiência. Para o deputado Aliel, a homenagem é merecida porque a vida do ciclista serve de exemplo para muitas pessoas. “A história de vida do Daniel é muito difícil, mas ele mostra todos os dias o quanto as limitações podem ser superadas com vontade e determinação. Foi um orgulho para mim entregar o prêmio a um ponta-grossense”, disse.
Daniel ficou conhecido por percorrer grandes distâncias de bicicleta mesmo sem ter as duas mãos. Em uma das viagens o ciclista foi de Ponta Grossa até Aparecida do Norte. Além disso, ele é atleta e participa de provas de canoagem e tiro, sendo o vice-campeão brasileiro na modalidade. (Com assessoria)