7 de dezembro de 2016

BID recebe aval para liberar financiamento ao Governo do Paraná

O Governo do Paraná avançou mais uma importante etapa para conseguir o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimentos em infraestrutura. Na última sexta-feira, 02, o BID foi informado oficialmente sobre o pedido de financiamento do Estado, de US$ 235 milhões, que serão usados em obras rodoviárias, projetos na área de infraestrutura e a construção de centros logísticos no Paraná. O valor total do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná é orçado em US$ 435 milhões. Deste valor, US$ 235 milhões são previstos no empréstimo junto ao BID e os outros US$ 200 milhões são de contrapartida do Governo do Paraná. O programa de financiamento feito pelo Governo Estadual foi aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão do Governo Federal no dia 8 de novembro e oficializado na última sexta-feira. DESENVOLVIMENTO SOCIAL - Após a oficialização, o BID recebeu a carta de recomendação feita pelo Ministério do Planejamento, afirmando que está tudo certo para liberar o financiamento ao Governo do Paraná. Agora o Banco vai analisar o perfil das obras que serão executadas com os recursos do empréstimo. “O nosso pedido está alinhado à política do BID, que busca financiar obras em infraestrutura que promovam o desenvolvimento social”, explicou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. A expectativa da Secretaria de Infraestrutura e Logística é que o empréstimo seja assinado no segundo semestre de 2017. CONTORNOS - Dentro das obras que serão financiadas pelo BID, estão a construção de contornos em diversos municípios, pavimentação de rodovias de chão batido, e também duplicações. Entre as obras programadas estão os contornos de Wenceslau Braz (Norte Pioneiro), de Marechal Cândido Rondon (Oeste) e de Castro (Campos Gerais). Também há obras de pavimentações do acesso de Coronel Domingos Soares (Sudoeste) e da ligação entre Pitanga a Mato Rico (Centro), além da pavimentação entre São Mateus do Sul e Irati (Sul). CONTRAPARTIDA - Para o Governo do Paraná, há urgência na autorização do governo federal para obtenção do empréstimo. O financiamento exige uma contrapartida – do total de US$ 435 milhões, US$ 200 milhões são de responsabilidade do Governo do Paraná. Por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), o Estado está aportando parte da sua contrapartida em obras de duplicações, como as de Curitiba a Piraquara, de Curitiba a Campo Magro e também entre Curitiba a Colombo. Com isto, o Estado já está investindo na frente, recursos que depois serão reembolsados, permitindo novos investimentos na malha rodoviária. Além dos recursos para modernização das rodovias, o financiamento do BID prevê, também, a criação de pontos de armazenagem de grãos, estacionamentos e áreas de serviços em regiões estratégicas para o transporte de cargas no Paraná. A intenção é construir esses centros em Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava e Guaíra. (Com AEN)

Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos