Telêmaco Borba e região recebem ambulância com suporte de UTI
07/12/16
O município de Telêmaco Borba e região receberam ontem uma nova ambulância com suporte de UTI. A entrega foi feita pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. O veículo, no valor de R$ 150 mil, vai dar apoio ao serviço de transporte de pacientes que necessitam ser atendidos em hospitais de maior complexidade.
A medida faz parte da estratégia de fortalecimento da frota da saúde em todo o Estado. Desde 2011, quase 700 ambulâncias já foram destinadas a prefeituras, hospitais e outras unidades. “O objetivo é oferecer mais conforto e segurança aos pacientes. Com novas viaturas, garantimos também uma assistência mais ágil e qualificada”, ressaltou o secretário.
A transferência de pacientes graves é uma rotina na região. Telêmaco Borba e os demais seis municípios contam com hospitais de média complexidade, sem a estrutura necessária para intervenções e tratamentos mais especializados.
Grande parte das ocorrências graves é encaminhada para hospitais de referência em Ponta Grossa e Campo Largo. Todo o trabalho é coordenado pela Central de Regulação de Leitos, que direciona o paciente para o serviço de saúde com o melhor suporte para atender aquele determinado tipo de caso.
IMPORTANTE - O diretor da 21ª Regional de Saúde, Roberto Amatuzzi Franco, explica que a nova ambulância será muito importante para a região. “Ainda não temos Samu implantado. Por isso, dependemos muito da frota de ambulâncias dos municípios para realizar estas transferências”, disse ele.
O principal diferencial do veículo entregue nesta terça é a capacidade de se transformar em uma UTI móvel. A ambulância já vem com uma série de equipamentos de suporte avançado e ainda opera com sistema elétrico ideal para a instalação de diversos aparelhos essenciais de manutenção de vida.
De acordo com o prefeito de Telêmaco Borba, Luiz Carlos Gibson, a parceria com o Governo do Estado tem contribuído significativamente para a transformação na rede pública de saúde. “Nosso município avançou muito nesta área ao longo dos últimos anos. Fortalecemos as unidades de saúde, capacitamos nossas equipes e agora estamos ampliando a frota de veículos”, afirmou. (Com AEN)