Divulgação
Com o apoio do governo do Estado e a Diocese de Ponta Grossa, o secretário do Esporte e do Turismo acredita ser possível a realização das benfeitorias nos próximos meses
O secretário de Estado do Esporte e do Turismo, João Barbiero, reuniu-se na última sexta-feira, 25, com o bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Sérgio Arthur Braschi, para tratar da reforma e o acesso ao Santuário localizado no Parque Estadual de Vila Velha, que abriga a imagem da padroeira de Ponta Grossa, a Mãe da Divina Graça.
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) está realizando um levantamento físico e financeiro para iniciar as reformas. Atividades como a recuperação da pintura, readequação sanitária e reforma da cobertura já constam no projeto de revitalização.
Com o apoio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, juntamente com a Diocese de Ponta Grossa e o IAP, Barbiero acredita ser possível a realização das benfeitorias nos próximos meses.
“Em 2018 comemora-se o ano estadual do turismo religioso e a governadora Cida Borghetti me deu a missão, que recebi com muita alegria, de resolver a questão da revitalização e acesso ao Santuário de Vila Velha”, destacou o secretário, informando que já tratou do assunto em reunião com o secretário do Meio Ambiente, Antonio Bonetti, e com o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Guilherme de Camargo Vasconcellos.
“É necessário que esta reabertura seja precedida de toda uma conscientização de nossa comunidade. O parque é uma maravilha de Deus e a benção que Ele deu a esse local está muito bem simbolizado pela nossa linda ermida de Vila Velha”, disse Dom Sérgio.
ENTENDA O CASO –O parque ficou fechado entre 2002 e 2004 para a revitalização da unidade. Algumas estruturas, entre elas a igreja, foram desativadas após a reabertura. Agora, o Governo do Estado em parceria com o município de Ponta Grossa procura uma forma de reabrir o santuário de maneira sustentável e preservando o meio ambiente. (Com assessoria)