Arquivo
A governadora do Paraná deve prestar esclarecimentos sobre um projeto de lei que propõe a concessão de benefícios fiscais para empresas.
A governadora Cida Borghetti (PP) que concorre à reeleição, baixa nos Campos Gerais amanhã. Ela cumpre agendas em Jaguariaíva, Castro e Carambeí. Em Jaguariaíva, a governadora se reúne com os prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e anuncia a liberação de R$ 95 milhões para o Município, investimentos para a regularização fundiária, construção de moradias populares, construção de uma escola e recursos para a saúde, pavimentação e manutenção de equipamentos. O prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda (DEM), é o presidente da AMCG.
Em Castro, Cida anuncia ao lado do prefeito Moacyr Fadel (PMDB) melhorias no Distrito Socavão. E em Carambeí, a governadora anuncia a liberação de R$ 12 milhões para obras de pavimentação.
Daqui dois anos terá eleição municipal e os prefeitos querem deixar a sua marca agora, pois sabem que o próximo governador (a) até ajustar a máquina, levará um certo tempo, o que dificulta a liberação de recursos. Com o anúncio de obras e recursos para os Municípios, Cida tenta cooptar o apoio dos prefeitos em todo o Paraná para a sua reeleição. Resta saber se haverá tempo, haja visto que em menos de um mês, de 14 de junho a 15 de julho, acontece a Copa do Mundo, e a campanha terá o seu tempo reduzido para dois meses.
Na região, há relatos de prefeitos que pretendiam apoiar a candidatura do deputado estadual Ratinho Jr. ao governo, mas por conta da abertura do caixa do Estado e a liberação de projetos pendentes, teriam pulado para o barco de Cida. Nos Campos Gerais, o deputado federal Sandro Alex (PSD) e o deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho (DEM), exercem influência e estão com Ratinho Jr. Quem também atua na região é o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Pedro Lupion (DEM), além do deputado federal Aliel Machado (PSB), que apoiam a governadora.
Em Ponta Grossa o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) retribuiu a falta de prestígio por parte de Cida por não ter sido sequer consultado sobre a nomeação do empresário da comunicação, João Barbiero, indicado por Aliel, para a Secretaria de Estado de Esporte e Turismo, ao não acompanhar a visita da governadora à cidade na última sexta-feira, 11. A nomeação de Barbiero e a aproximação com a esquerda da cidade, deu por sepultada qualquer possibilidade do apoio de Rangel à Cida, confirmando o seu apoio à Ratinho Jr.