Divulgação
No segundo semestre será iniciada a obra no trecho de 2,6 quilômetros da PR-090 e lançado o edital para construção do Contorno Norte de Castro. Com 14 quilômetros de extensão, vai ligar a PR-090 à PR-151, retirando o tráfego pesado da área urbana
O Governo do Paraná vai começar a pavimentação do acesso ao futuro Contorno Norte de Castro, nos Campos Gerais, no início do segundo semestre. O resultado final da licitação para asfaltamento de 2,6 quilômetros da PR-090, a partir da interseção com a PR-340, foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado.
“Neste primeiro momento, a obra vai garantir acesso pavimentado a indústrias da região”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion. “É o primeiro passo para a construção do Contorno Norte de Castro, que vai retirar o tráfego pesado da área urbana do município”, explica.
O novo contorno ligará a PR-090 à PR-151, com extensão de 14 quilômetros. De acordo com Lupion, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) está revisando o projeto para poder licitar a obra no segundo semestre deste ano.
Ambas as obras fazem parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes, que totaliza R$ 1,4 bilhão em investimentos com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Governo do Estado.
PRAZOS – A vencedora do processo licitatório para asfaltar o acesso ao novo contorno foi a Ideal Terraplenagem Ltda., que ofereceu R$ 13,3 milhões. Isso significa um desconto de 21,3% em relação ao valor máximo da concorrência. A empresa que apresentou o menor preço foi inabilitada pela comissão de licitação do DER-PR por não atender completamente a um item do edital. As demais participantes têm agora prazo de cinco dias úteis para apresentar recursos administrativos questionando o resultado.
A OBRA – Esgotada a etapa recursal, será homologado o resultado e, na sequência, assinado o contrato. A empresa ganhadora terá até 15 dias para apresentar seu plano de trabalho, que passa pela aprovação do DER-PR para a emissão da ordem de serviço. Além da pavimentação, o projeto prevê obras de drenagem, terraplanagem, obras de arte especiais, sinalização, iluminação pública, remanejamentos, desapropriação, melhorias ambientais e obras complementares. A previsão é que os serviços durem 10 meses. (Com AEN)