Arquivo/Divulgação
O deputado entregou uma carta à governadora, que só faltou ser subscrita pela APP-Sindicato, aonde tem a pretensão de admoestar Cida, em uma demonstração de imaturidade e falta de respeito
O deputado federal Aliel Machado, eleito pelo PCdoB, de passagem pela REDE, e agora no PSB, ‘caiu nos braços’ da governadora Cida Borghetti (PP) ontem. Depois de ‘andar nos braços’ da senadora Gleisi Hoffmann e da presidente impichada Dilma Rousseff (ambas do PT), Aliel aprovou a decisão do PSB de apoio à reeleição de Cida ao governo do Estado.
Aliel entregou à Cida uma carta parabenizando-a pelo momento histórico e desafiador por ser a primeira mulher a ocupar o cargo de governadora do Estado do Paraná e também pela nomeação da coronel Audilene Rocha, primeira mulher a ocupar o Comando-geral da Polícia Militar do Paraná. “Em um momento tão importante como este, em que as mulheres lutam por mais respeito, representatividade e igualdade de direitos, estes são símbolos que ficarão para sempre marcados na nossa história”, disse o deputado, afirmando ainda que a sensibilidade feminina é uma marca já reconhecida da governadora quando presidiu na Câmara Federal a Comissão Especial que aprovou o Marco Legal da Primeira Infância.
No documento, ao desejar “sorte” à governadora, Aliel faz críticas ao ex-governador Beto Richa (PSDB), afirmando que “o Paraná possui uma riqueza enorme, mas ainda é muito desigual socialmente”. “Precisamos de uma gestão comprometida com o desenvolvimento da nossa gente, que crie condições aos pequenos agricultores que produzem a comida que levamos à nossa mesa, aos pequenos e microempresários que são grandes responsáveis pela geração de empregos, e em especial aos nossos professores, tão maltratados pelo governo de seu antecessor, do qual a senhora fazia parte como vice, mas que creio agora ter condições de corrigir injustiças que tenham sido cometidas”, escreveu o deputado, para em seguida deixar uma série de recomendações à governadora (leia a íntegra da carta entregue por Aliel à Cida abaixo).
O PSB do Paraná é um histórico aliado do ex-governador Beto Richa (PSDB) e já decidiu que vai apoiar a reeleição da governadora Cida Borguetti e também a candidatura de Richa ao Senado. Na carta de Aliel, que só faltou ser subscrita pela APP-Sindicato, o deputado tem a pretensão de admoestar a governadora, em uma demonstração de imaturidade e falta de respeito. Aliel contrasta com o posicionamento do partido no Estado e suas posições públicas a cada dia o colocam em confronto com os dirigentes e demais deputados do PSB.
Na próxima sexta-feira, 13, a partir das 18h30, no Clube Verde, Aliel realiza um evento de filiação no PSB, que deverá contar com a presença do presidente nacional Carlos Siqueira e do deputado federal Alessandro Mollon (PSB-RJ). Após o ato político, haverá um show com o humorista Halloniro Jr., propício ao evento principalmente no atual momento da política brasileira.
CONFIRA A ÍNTEGRA DA CARTA ENTREGUE POR ALIEL À CIDA:
Brasília, 09 de abril de 2018.
A Sua Excelência a Senhora
CIDA BORGHETTI
Governadora do Estado do Paraná
Palácio Iguaçu
Curitiba, Paraná
Excelentíssima Sra. Governadora,
Cumprimento-a cordialmente e quero parabeniza-la pelo momento histórico, e proporcionalmente desafiador, de ser a primeira mulher a ocupar o cargo de Governadora do Estado do Paraná. Creio também ser um ato digno de registro, a nomeação feita por V. Exa. da primeira mulher no comando-geral da Polícia Militar do Estado (PM-PR), a coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha. Em um momento tão importante como este, em que as mulheres lutam por mais respeito, representatividade e igualdade de direitos, estes são símbolos que ficarão para sempre marcados na nossa história. Creio que a sensibilidade feminina, uma marca já reconhecida quando a Senhora ocupou a presidência da Comissão Especial da primeira infância, entre outras ações, será um marco do seu mandato.
Aproveito esta carta para desejar sorte a Senhora no comando do nosso Estado do Paraná, que possui uma riqueza enorme, mas ainda é muito desigual socialmente. Precisamos de uma Gestão comprometida com o desenvolvimento da nossa gente, que crie condições aos pequenos agricultores que produzem a comida que levamos à nossa mesa, aos pequenos e micro-empresários que são grandes responsáveis pela geração de empregos, e em especial aos nossos professores, tão maltratados pelo Governo de seu antecessor, do qual a Senhora fazia parte como vice, mas que creio agora ter condições de corrigir injustiças que tenham sido cometidas com a composição da sua nova equipe.
Deixo aqui, não como deputado, mas como cidadão paranaense, meus humildes e sinceros apontamentos para um Governo mais humano e progressista, os quais faço votos de que possa implementar durante o seu mandato:
1) Na Educação sugiro que o Tempo Integral de Dedicação Exclusiva (Tide) volte a ser incorporado integralmente na aposentadoria dos professores, sob o risco de termos um reflexo negativo na qualidade da Educação do nosso Estado. Ainda com relação aos professores, peço para que seja respeitada a data-base da categoria.
2) Outro tema igualmente importante é a volta do RESPEITO para com os servidores públicos estaduais. São eles que atendem a nossa população e merecem ser tratados com mais dignidade.
3) Com relação as nossas empresas públicas, especialmente a Copel, peço que afaste qualquer possibilidade ou tentativa de privatização. As nossas empresas são patrimônio do povo paranaense e assim devem ser tratadas.
4) Sobre as empresas privadas, sabemos que elas vêm sofrendo com a alta carga tributária. O Governo Richa castigou ainda mais as empresas ao aumentar as alíquotas dos impostos. Os empresários, principalmente os micro e pequenos, são os responsáveis pela maior parte da geração de empregos no nosso Estado. E só iremos retomar o caminho do desenvolvimento quando intervirmos de forma positiva no setor.
5) Recomendo também que não se aceite de forma alguma a renovação automática dos contratos com as empresas de pedágios no Paraná. O povo paranaense carrega um custo elevado pelos erros do passado e agora não pode mais arcar com a irresponsabilidade gerada por governos anteriores.
6) Na área ambiental, peço especial atenção e cuidado com o interesse econômico de alguns setores em reduzir a Escarpa Devoniana. A Escarpa é a garantia que o povo paranaense tem para manter a nossa água com qualidade, além de preservar a natureza e a vida humana e qualquer proposta de alteração precisa de um debate mais aprofundado.
7) Sugiro também a V. Exma. que permita e facilite qualquer investigação sobre denúncias e acusações contra integrantes do Governo anterior, inclusive o próprio ex-governador, resguardando o direito à defesa e ao contraditório. Somente passando o Paraná a limpo teremos condições de olhar para o futuro com mais esperança e otimismo.
Por fim, desejo coragem e sucesso no comando do nosso querido Estado e aproveito para renovar os meus sinceros votos de estima e apreço.
Cordialmente.
Aliel Machado
Deputado Federal (PSB-PR)