10 de abril de 2018

Depois de ‘andar abraçado’ com Gleisi e Dilma, Aliel ‘cai nos braços’ de Cida

Arquivo/Divulgação

O deputado entregou uma carta à governadora, que só faltou ser subscrita pela APP-Sindicato, aonde tem a pretensão de admoestar Cida, em uma demonstração de imaturidade e falta de respeito

O deputado federal Aliel Machado, eleito pelo PCdoB, de passagem pela REDE, e agora no PSB, ‘caiu nos braços’ da governadora Cida Borghetti (PP) ontem. Depois de ‘andar nos braços’ da senadora Gleisi Hoffmann e da presidente impichada Dilma Rousseff (ambas do PT), Aliel aprovou a decisão do PSB de apoio à reeleição de Cida ao governo do Estado.

Aliel entregou à Cida uma carta parabenizando-a pelo momento histórico e desafiador por ser a primeira mulher a ocupar o cargo de governadora do Estado do Paraná e também pela nomeação da coronel Audilene Rocha, primeira mulher a ocupar o Comando-geral da Polícia Militar do Paraná. “Em um momento tão importante como este, em que as mulheres lutam por mais respeito, representatividade e igualdade de direitos, estes são símbolos que ficarão para sempre marcados na nossa história”, disse o deputado, afirmando ainda que a sensibilidade feminina é uma marca já reconhecida da governadora quando presidiu na Câmara Federal a Comissão Especial que aprovou o Marco Legal da Primeira Infância.

No documento, ao desejar “sorte” à governadora, Aliel faz críticas ao ex-governador Beto Richa (PSDB), afirmando que “o Paraná possui uma riqueza enorme, mas ainda é muito desigual socialmente”. “Precisamos de uma gestão comprometida com o desenvolvimento da nossa gente, que crie condições aos pequenos agricultores que produzem a comida que levamos à nossa mesa, aos pequenos e microempresários que são grandes responsáveis pela geração de empregos, e em especial aos nossos professores, tão maltratados pelo governo de seu antecessor, do qual a senhora fazia parte como vice, mas que creio agora ter condições de corrigir injustiças que tenham sido cometidas”, escreveu o deputado, para em seguida deixar uma série de recomendações à governadora (leia a íntegra da carta entregue por Aliel à Cida abaixo).

O PSB do Paraná é um histórico aliado do ex-governador Beto Richa (PSDB) e já decidiu que vai apoiar a reeleição da governadora Cida Borguetti e também a candidatura de Richa ao Senado. Na carta de Aliel, que só faltou ser subscrita pela APP-Sindicato, o deputado tem a pretensão de admoestar a governadora, em uma demonstração de imaturidade e falta de respeito. Aliel contrasta com o posicionamento do partido no Estado e suas posições públicas a cada dia o colocam em confronto com os dirigentes e demais deputados do PSB.

Na próxima sexta-feira, 13, a partir das 18h30, no Clube Verde, Aliel realiza um evento de filiação no PSB, que deverá contar com a presença do presidente nacional Carlos Siqueira e do deputado federal Alessandro Mollon (PSB-RJ). Após o ato político, haverá um show com o humorista Halloniro Jr., propício ao evento principalmente no atual momento da política brasileira.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA CARTA ENTREGUE POR ALIEL À CIDA:

Brasília, 09 de abril de 2018.

A Sua Excelência a Senhora

CIDA BORGHETTI

Governadora do Estado do Paraná

Palácio Iguaçu

Curitiba, Paraná

Excelentíssima Sra. Governadora,

Cumprimento-a cordialmente e quero parabeniza-la pelo momento histórico, e proporcionalmente desafiador, de ser a primeira mulher a ocupar o cargo de Governadora do Estado do Paraná. Creio também ser um ato digno de registro, a nomeação feita por V. Exa. da primeira mulher no comando-geral da Polícia Militar do Estado (PM-PR), a coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha. Em um momento tão importante como este, em que as mulheres lutam por mais respeito, representatividade e igualdade de direitos, estes são símbolos que ficarão para sempre marcados na nossa história. Creio que a sensibilidade feminina, uma marca já reconhecida quando a Senhora ocupou a presidência da Comissão Especial da primeira infância, entre outras ações, será um marco do seu mandato.

Aproveito esta carta para desejar sorte a Senhora no comando do nosso Estado do Paraná, que possui uma riqueza enorme, mas ainda é muito desigual socialmente. Precisamos de uma Gestão comprometida com o desenvolvimento da nossa gente, que crie condições aos pequenos agricultores que produzem a comida que levamos à nossa mesa, aos pequenos e micro-empresários que são grandes responsáveis pela geração de empregos, e em especial aos nossos professores, tão maltratados pelo Governo de seu antecessor, do qual a Senhora fazia parte como vice, mas que creio agora ter condições de corrigir injustiças que tenham sido cometidas com a composição da sua nova equipe.

Deixo aqui, não como deputado, mas como cidadão paranaense, meus humildes e sinceros apontamentos para um Governo mais humano e progressista, os quais faço votos de que possa implementar durante o seu mandato:

1) Na Educação sugiro que o Tempo Integral de Dedicação Exclusiva (Tide) volte a ser incorporado integralmente na aposentadoria dos professores, sob o risco de termos um reflexo negativo na qualidade da Educação do nosso Estado. Ainda com relação aos professores, peço para que seja respeitada a data-base da categoria.

2) Outro tema igualmente importante é a volta do RESPEITO para com os servidores públicos estaduais. São eles que atendem a nossa população e merecem ser tratados com mais dignidade.

3) Com relação as nossas empresas públicas, especialmente a Copel, peço que afaste qualquer possibilidade ou tentativa de privatização. As nossas empresas são patrimônio do povo paranaense e assim devem ser tratadas.

4) Sobre as empresas privadas, sabemos que elas vêm sofrendo com a alta carga tributária. O Governo Richa castigou ainda mais as empresas ao aumentar as alíquotas dos impostos. Os empresários, principalmente os micro e pequenos, são os responsáveis pela maior parte da geração de empregos no nosso Estado. E só iremos retomar o caminho do desenvolvimento quando intervirmos de forma positiva no setor.

5) Recomendo também que não se aceite de forma alguma a renovação automática dos contratos com as empresas de pedágios no Paraná. O povo paranaense carrega um custo elevado pelos erros do passado e agora não pode mais arcar com a irresponsabilidade gerada por governos anteriores.

6) Na área ambiental, peço especial atenção e cuidado com o interesse econômico de alguns setores em reduzir a Escarpa Devoniana. A Escarpa é a garantia que o povo paranaense tem para manter a nossa água com qualidade, além de preservar a natureza e a vida humana e qualquer proposta de alteração precisa de um debate mais aprofundado.

7) Sugiro também a V. Exma. que permita e facilite qualquer investigação sobre denúncias e acusações contra integrantes do Governo anterior, inclusive o próprio ex-governador, resguardando o direito à defesa e ao contraditório. Somente passando o Paraná a limpo teremos condições de olhar para o futuro com mais esperança e otimismo.

Por fim, desejo coragem e sucesso no comando do nosso querido Estado e aproveito para renovar os meus sinceros votos de estima e apreço.

Cordialmente.

Aliel Machado

Deputado Federal (PSB-PR)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos