CASTRO

9 de abril de 2018

População deve utilizar ecopontos para descartar entulho

Divulgação

Os ecopontos estão instalados na Castrolanda, Jardim Bailly, Cantagalo e Jardim Arapongas

Entulhos de construção civil, galhos e podas de árvores, restos de grama, materiais recicláveis, eletroeletrônicos e móveis velhos devem ser entregues em um dos ecopontos de Castro instalados na Castrolanda, Jardim Bailly, Cantagalo e Jardim Arapongas. Os locais de entrega voluntária funcionam de segunda-feira a sábado das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, com exceção da Castrolanda onde o funcionamento é as segundas e quintas-feiras, no mesmo horário dos demais.

Todo material entregue nesses locais tem destinação correta visando evitar danos ao meio ambiente e proteger a saúde da população. Cada munícipe pode depositar no local até um metro cúbico de resíduo. Quando os ecopontos estiverem fechados, o material não deve ser deixado em frente a esses locais e nem jogado em locais impróprios.

Além dos ecopontos, a Prefeitura oferece a coleta de material reciclado e o caminhão passa em todos os bairros durante a semana, seguindo um calendário.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Paulo Nocera, os resíduos recebidos nos ecopontos não são recolhidos pelos caminhões da empresa que faz a coleta seletiva domiciliar, por não serem apropriados para o aterro. “Esses materiais devem ser depositados nos ecopontos, pois terão a destinação correta. Infelizmente, ainda muitos munícipes deixam esse tipo de material em terrenos baldios e locais públicos, causando danos ao meio ambiente e contribuindo para a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre chikingunya e o zika vírus”, ressalta.

LEI – Conforme o Código de Posturas do Município, os proprietários de terrenos baldios ou habitados devem mantê-los limpos e cercados até as divisas fronteiriças. A Prefeitura notifica os proprietários, e decorrido o prazo, a própria administração faz a limpeza e cobra pelos serviços, além de aplicar multa.

Quem joga resíduos sólidos em locais impróprios pode ser responsabilizado criminalmente se for pego em flagrante. De acordo com a lei 9605/98, a pena é de um a cinco anos de prisão e multa.

Os munícipes podem colaborar denunciando situações irregulares pelo telefone 2122-5537. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos