26 de março de 2018

Richa autoriza licitação do asfalto entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

São 47,7 quilômetros passando por Rebouças. Esperada há muitos anos, a obra beneficiará cerca de 120 mil habitantes das três cidades. Atualmente o trecho é de terra

O governador Beto Richa autorizou na última sexta-feira, 23, a licitação das obras de pavimentação de 47,7 quilômetros da PR-364, entre São Mateus do Sul e Irati, passando pelo município de Rebouças. A estrada, atualmente de terra, liga o Sul e Centro-Sul do Paraná. A obra é esperada há mais de 50 anos pela população e vai beneficiar diretamente cerca de 120 mil habitantes das três cidades. A estrada reduzirá em mais da metade a distância por estradas asfaltadas entre estas duas cidades.

Richa anunciou a realização da obra em encontros com prefeitos, lideranças e comunidade, realizados em Irati e em São Mateus do Sul. “Vamos fazer essa pavimentação tão esperada, que vai trazer segurança, conforto e comodidade para a população e desenvolvimento para toda a região”, disse Richa, em Irati. “A estrada pavimentada facilitará a vida dos produtores, com um transporte adequado e uma comercialização ainda mais forte”, afirmou, em São Mateus do Sul.

Ele destacou que para chegar nesta etapa foi necessário vencer muitos obstáculos burocráticos e políticos. Richa lembrou que no início do mandato determinou ao DER-PR a contratação do projeto da pavimentação do trecho, que custou R$ 1,7 milhão. Após esta fase, em virtude de problemas com o Governo Federal, o Estado precisou aguardar a liberação de recursos. O dinheiro só foi assegurado no final de dezembro de 2017, quando foi assinado o contrato com o BID, que totaliza R$ 1,4 bilhão em investimentos em infraestrutura no Estado. Metade do valor é do próprio governo.

O investimento na PR-364 é de R$ 139,8 milhões e será realizado dentro do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que recebe financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O governador disse que o Estado aguarda para o próximo mês a homologação do projeto pelo BID e que as obras podem começar no segundo semestre.

“Hoje o Paraná é um grande canteiro de obras. Para este ano a previsão é aplicar R$ 8,4 bilhões em recursos públicos, o maior volume da história do Estado”, disse o governador. “Estamos colhendo frutos das medidas que tomamos para equilibrar as contas do Estado e aumentar a capacidade de investimentos”, afirmou.

O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que a expectativa é que a conclusão se dê em meados de 2020. “A obra de infraestrutura transforma a região. Os trabalhos já movimentarão a economia dos municípios, com a geração de novos empregos, aumento do consumo local e de arrecadação de tributos. Após a conclusão das obras, a região fica mais atrativa para investimentos”, disse o secretário.

CONQUISTA – Os prefeitos de Irati, Jorge Derbli Pinto, e de São Mateus do Sul, Luis Adyr, enfatizaram que a pavimentação da estrada é uma conquista histórica para a região. “O benefício é imenso. São quase 50 quilômetros, em uma área essencialmente agrícola, com alta produção de grãos. Teremos um novo corredor ligando Santa Catarina e o Rio Grande do Sul à BR 153 que corta o Brasil”, disse Jorge Derbli.

Luis Adyr também mencionou o ajuste fiscal feito pelo Governo do Estado. “Hoje o Estado tem condições de conseguir financiamento internacional para realizar esse projeto tão importante, que vai melhorar a vida das pessoas. O intercâmbio entre as duas cidades, que contribuem muito para o Estado, vai melhorar para os agricultores da região”, disse.

A obra, que deve durar dois anos, inclui pavimentação e contorno com trincheira. “Ela se soma a outros projetos apoiados pelo governo estadual no município, como a construção do centro de eventos, pavimentações de via, compra de veículos para a área de saúde”, afirmou.

TRAÇADO MANTIDO – O traçado da estrada será mantido, com variante só nos 1,2 mil metros finais do trecho, na chegada de Irati, para desviar o bairro Riozinho. Retirar o trânsito de perto das casas dará segurança aos moradores.

A pavimentação começa no entroncamento da PR-151 em São Mateus do Sul, próximo à BR-476, e vai se estender até o perímetro urbano de Irati. Também está prevista a construção de uma nova ponte sobre o Rio Turvo, com 14 metros de extensão, acostamento e calçada na área urbana de São Mateus do Sul. Será implantada ciclofaixa no trecho inicial da PR-364, em São Mateus do Sul, com aproximadamente 3 km de extensão.

Em Irati, uma interseção em desnível fará a ligação da PR-364 e BR-153, que fica próximo ao trecho conhecido como “curva da morte”, onde há grande movimento de veículos e pedestres.

BENEFÍCIOS – Além de reduzir distância, a pavimentação desta estrada abrirá ligação duas importantes rodovias (BR-153 e BR-476) e facilitará o deslocamento de quem vem do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Também ficará mais fácil o acesso a vários sistemas viários em direção a Foz do Iguaçu, São Paulo, Curitiba e Porto de Paranaguá.

A obra também vai desafogar a PR-151, que cruza o Paraná e suporta pesado tráfego de caminhões vindos do Sul em direção a São Paulo e Paranaguá. São esperados, também, reflexos regionais, com o incremento do comércio e a produção agropecuária de vários municípios da região Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina.

O programa financiado pelo BID abrange diversas outras obras rodoviárias no Paraná. Entre elas as obras de pavimentação da PR-239, entre Pitanga e Mato Rico (43,1 quilômetros), da PR-912, entre Coronel Domingos Soares e Palmas (27,1 quilômetros); e a construção do acesso ao Contorno Norte de Castro (2,6 quilômetros da PR-090). (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos