Divulgação
Foi entregue à população na última sexta-feira, 23, uma estrutura moderna e melhor equipada para realizar atendimentos de exames de análises clínicas e procedimentos odontológicos
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou à população na última sexta-feira, 23, uma estrutura moderna e melhor equipada para realizar atendimentos de exames de análises clínicas e procedimentos odontológicos. O Laboratório Geral de Análises Clínicas e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizados na Rua Rua Engenheiro Schamber, 666, voltaram a receber atendimentos.
“Dois serviços de suma importância para todos os moradores de Ponta Grossa, principalmente aos que recebem atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS). Serviços que não deixaram de ser realizados enquanto a estrutura estava em reforma e que agora serão feitos ainda mais rápido”, destacou o prefeito Marcelo Rangel (PSDB).
O Laboratório está localizado neste prédio desde 1997, e é responsável pela elucidação diagnóstica, acompanhamento e monitoramento das amostras coletadas através de toda a rede, nos diversos serviços do município de Ponta Grossa, sendo mais de 50 pontos de atendimentos, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospitais Municipais, Consórcio Intermunicipal de Saúde, Centro Municipal de Especialidade e da Mulher, Ambulatório de Saúde Mental e o Hospital Regional.
“Hoje nosso laboratório é equipado com os melhores equipamentos e tecnologia para diagnósticos precisos, se igualando aos serviços de referência nacional, totalizando uma demanda de atendimentos de mais de um milhão de exames no ano passado. São procedimentos desde cultura de urina, coagulograma, teste de tolerância a glicose, curva glicêmica, carga viral, entre outros”, destaca a coordenadora da Atenção Secundária, Paola Horochoski.
O serviço ainda conta com um total de 50 profissionais, entre bioquímicos, administrativos, técnicos de enfermagem, digitadores e zeladoria. . “Devido a todo este avanço, a reforma do espaço físico foi primordial para a melhora da qualidade do acesso e atendimento dos mais de 200 usuários que utilizam os serviços diariamente, os quais são voltadas para o público com critérios específicos, onde há necessidade de materiais e profissionais destinados a esses atendimentos”, ressalta a responsável técnica do laboratório, Rosana dos Santos.
Já o CEO, desde sua implantação, passou por diversas adequações. “Hoje temos 10 consultórios odontológicos com atendimento especializado. Cerca de 100 pacientes passam por aqui diariamente. Com a melhoria na ambientação, rampas de acesso, banheiros adaptados aos pacientes com necessidades especiais, ar condicionado e consultórios atualizados conseguiremos atender ainda melhor nossos pacientes”, ressalta o coordenador de Saúde Bucal, Dr. Edson Alves.
Atualmente, o Centro de Especialidades Odontológicas conta com 32 profissionais, incluindo dentistas, auxiliares em Saúde Bucal, agentes administrativos e zeladoria.
Os serviços de exames clínicos e os atendimentos odontológicos são encaminhados pela UBS de referência do paciente. (Com assessoria)