Arquivo
A nova modalidade consiste na utilização de smartphones onde o cidadão pode cadastrar seus veículos e comprar créditos
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), iniciou no último final de semana o processo de adequação das vagas para a implantação do Estar Digital, tecnologia que trará diversos benefícios aos cidadãos, aumentando a agilidade do serviço de estacionamento rotativo e concedendo ao órgão a possibilidade de fiscalizar e realizar levantamentos em tempo real da utilização das vagas disponíveis no município. Durante à noite, as equipes contratadas pela empresa vencedora da licitação começaram as adequações na sinalização dos estacionamentos das ruas Carlos Osternak, Nestor Guimarães, Greenhals e Visconde de Mauá. Segundo a AMTT.
De acordo com o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, todos os trabalhos de sinalização dessa primeira fase serão realizados entre as 22 h e as 6 h. O horário foi definido com o objetivo de manter o trânsito fluindo normalmente , sem a necessidade de grandes bloqueios. “Nosso objetivo é de que os cidadãos tenham o Estar Digital implantado da maneira mais rápida e tranquila possível. A partir da conclusão desses trabalhos, que estão condicionados às situações climáticas, serão definidas outras vias, e assim sucessivamente, até que os mudanças sejam concluídos”, explica.
TREINAMENTO – Além das intervenções na sinalização, o presidente da AMTT aponta que o treinamento dos agentes do Estar para a utilização da nova tecnologia deve começar nas próximas semanas. “Ainda estamos recebendo os equipamentos que serão utilizados pelos nossos servidores, mas a expectativa é de que todo o treinamento necessário seja realizado nas próximas semanas”, conclui.
ESTAR DIGITAL – A iniciativa da Estar Digital integra os estudos desenvolvidos pela AMTT com o objetivo de melhorar os serviços relacionados ao trânsito e transporte oferecidos pela Prefeitura à população. A implantação do dispositivo pressupõe a informatização de todo o processo de utilização e fiscalização das mais de quatro mil e quinhentas vagas de estacionamento regulamentado, distribuídas em cerca de 52 ruas, disponibilizadas aos motoristas da cidade atualmente.
A nova modalidade consiste na utilização de smartphones onde o cidadão pode cadastrar seus veículos e comprar créditos, através de um aplicativo específico, para o uso das vagas durante tempo determinado. A fiscalização também ocorre de maneira digital por parte dos agentes, o que aumenta a agilidade de todo o sistema, seja na checagem dos veículos ou na emissão de notificações. A estimativa é de que o Estar Digital esteja disponível nas próximas semanas. (Com assessoria)