Arquivo
Investimento será aplicado na modernização da rede de iluminação pública, além de outras melhorias.
A partir do próximo domingo, 18, Ponta Grossa passará por diversas melhorias de acesso e sinalização do trânsito. As adequações, resultado da conclusão de diversos estudos realizados pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), devem se estender pelos próximos meses e contemplam um cronograma intervenções que inclui a criação de rotatórias e o incremento na sinalização de diversas regiões do município.
Segundo o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, a primeira delas, será a implantação de uma rotatória no cruzamento entre a avenida Ernesto Vilela e a rua Maurício de Nassau, que irá otimizar o fluxo de veículos que passam pela região sem a necessidade de grandes intervenções. “Através dos estudos desenvolvidos pela AMTT, identificamos que poderíamos ganhar mais fluência e mobilidade com a rotatória sem trazer qualquer prejuízo à segurança de pedestres e motoristas, e por isso decidimos investir nessa melhoria. É uma alteração importante, sem grandes custos, e que deve contribuir muito para a região”, destaca Pellissari.
Com a conclusão das adequações necessárias para a criação da rotatória, a AMTT prevê o incremento da sinalização horizontal entre as ruas Augusto Ribas e Marechal Deodoro. O trecho, localizado na região central, ganhará uma nova disposição de faixas, que possibilitarão ao motorista mais agilidade e segurança durante as conversões. “O objetivo é de que, com a readequação da sinalização nesse local, seja possível ordenar de forma mais eficiente o trânsito, o que garante a acomodação de um fluxo maior e melhor a visibilidade dos condutores, promovendo mais segurança”, explica o diretor de trânsito e engenheiro da AMTT, Plínio Vivan Filho. Ele conta que as mudanças viabilizarão a criação de uma faixa conversão livre para os motoristas que trafegam pela Marechal Deodoro e pretendem acessar a Augusto Ribas. A previsão é que as mudanças ocorram ainda no início de março.
AÇÕES SEGUEM ATÉ ABRIL – Além das melhorias previstas ainda para o mês de fevereiro, o cronograma estabelecido pela AMTT também prevê adequações até abril. Segundo o órgão, a expectativa é de que os trabalhos programados para diversos locais se estendam por um curto período de tempo.
De acordo com o presidente da AMTT, a previsão é de que haja, durante os meses de março e abril, a implantação de uma outra rotatória, na avenida Ernesto Vilela interseção com a rua Júlio de Castilho, além da readequação dos cruzamentos entre as ruas Monteiro Lobato com Charles Renalti e Augusto Ribas com Santana. No mês de abril, será a vez dos cruzamentos das ruas Ernani Batista Rosas e Deco Fagundes e da João B. Silva e Francisco Ferreira.
BLOQUEIOS E ALTERAÇÕES DE ITINERÁRIOS DE ÔNIBUS – Junto às mudanças empreendidas pelas equipes da AMTT para a melhoria do trânsito do município, ocorrerão alguns bloqueios de vias e a alteração de algumas linhas do transporte coletivo do município, explica o coordenador de Trânsito da AMTT, João Rodrigo Pontes. “A princípio, os bloqueios serão totais e/ou parciais por períodos de no máximo um dia, que é o tempo previsto para a conclusão dos trabalhos das equipes de sinalização. Nesse período, os agentes de trânsito estarão nos locais orientando a população. Todas as mudanças e prazos, incluindo as alterações dos itinerários de ônibus e as rotas alternativas, serão divulgadas pela AMTT para que sejam evitados transtornos e desencontros. Nosso objetivo é de que tudo ocorra da forma mais tranquila possível”, conclui Pontes. (Com assessoria)
CONFIRA AS DATAS PREVISTAS:
18 de fevereiro – Implantação de rotatória Ernesto Vilela x Maurício de Nassau
01 de março – Adequação de sinalização – Augusto Ribas x Marechal Deodoro
11 de março – Implantação de rotatória na Rua Ernesto Vilela x Júlio de Castilho
21 de março – Adequação de sinalização Monteiro Lobato x Charles Renalti
28 de março – Adequação de sinalização Augusto Ribas x Santana –
01 de abril – Adequação de sinalização Ernani B. Rosas x Deco Fagundes
08 de março -Adequação de sinalização – João B. Silva x Francisco Ferreira
A data de realização das intervenções pode sofrer alterações devido a questões climáticas ou, caso necessário, remanejamento de equipes para a realização de outras melhorias no município.