Divulgação
A atividade foi a primeira do ano e deverá acontecer pelo menos uma vez por mês nos bairros da cidade
A Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS) e a Fundação de Assistência Social (FASPG) realizaram ontem uma ação com as duas Unidades Móveis de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na região do Costa Rica I, II e III, Londres e Jardim Panamá. A atividade foi a primeira do ano e deverá acontecer pelo menos uma vez por mês nos bairros da cidade.
As famílias que não conseguiram realizar o Cadastro Único na unidade do CRAS mais próxima, tiveram a oportunidade de fazê-lo perto da sua residência. Após o cadastro, as famílias podem solicitar a inserção em programas sociais como Bolsa Família, Leite da Criança e Tarifa Solidária de Energia.
“O principal objetivo das unidades móveis é chegar em regiões que não tem CRAS e até mesmo nas áreas rurais. Ele funciona como um facilitador, pois leva as equipes até as comunidades e a população pode ser atendida em diversos serviços”, destaca a secretária de Políticas Públicas Sociais e presidente da FASPG, a primeira-dama Dona Simone Kaminski.
A ação atendeu mais de 500 famílias da região, realizando encaminhamentos, passando orientações, tirando dúvidas e cadastramento no CADUNICO. “Após a inserção das famílias no CADUNICO, elas passam a ter um leque de programas, aproximadamente 30. Consideramos uma ferramenta de grande utilidade, tanto para nossa equipe, quanto para a comunidade”, comenta a Assistente Social, Tatyana Bello.
A atividade aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), onde as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) divulgaram a ação em suas visitas às famílias e a Unidade Básica de Saúde Santo Domingo Zampieri cedeu salas para ampliar o número de atendimentos. (Com assessoria)