31 de janeiro de 2018

Copel é a empresa pública mais transparente do Brasil

Arquivo

Companhia registrou alta de 30% no EBITDA, na comparação com o mesmo período de 2018. Os resultados financeiros da empresa foram divulgados ao mercado ontem, 14.

Um estudo inédito realizado pela associação Transparência Internacional (TRAC Brasil) mediu o nível de transparência nas atividades das 100 maiores empresas e dos dez maiores bancos brasileiros, destacando a Copel como a melhor colocada entre as empresas públicas avaliadas. O resultado está em um relatório divulgado pela instituição ontem, em evento promovido na capital paulista. No ranking geral, a Companhia Paranaense de Energia aparece em 8º lugar.

A seleção das empresas participantes foi feita com base em um levantamento do jornal Valor Econômico, e a pesquisa, realizada ao longo do segundo semestre de 2017, teve como objetivo avaliar o modo como estas empresas divulgam informações sobre suas práticas anticorrupção, estrutura organizacional e – no caso das multinacionais – os dados financeiros relativos à atuação em outros países. A Copel obteve um índice de 96% na avaliação de divulgação do seu programa anticorrupção, e 75% no quesito transparência organizacional.

Para o presidente Antonio Sérgio Guetter, o resultado reflete os esforços empreendidos nos últimos anos no sentido de aprimorar ainda mais a transparência da gestão, incluindo a instituição de uma diretoria de Governança, Risco e Compliance no final de 2016. “Nos antecipamos ao cumprimento das exigências da Lei Anticorrupção e da nova Lei das Estatais, e o relatório divulgado hoje mostra que estamos no caminho certo”, afirma.

DOIS GRUPOS – Além de obter um dos melhores desempenhos individuais do ranking elaborado pela TRAC Brasil, a Copel integra ainda dois grupos que se destacam no documento. Entre as dez primeiras colocadas, quatro são oriundas do setor elétrico nacional: Neoenergia, EDP – Energias do Brasil, CPFL Energia e Copel. A pesquisa também aponta uma correlação positiva significativa entre transparência e abertura de capital, ou seja: as companhias com ações negociadas no mercado saem-se em geral melhor que as demais, caso da Copel, cujas ações integram as bolsas de São Paulo, Madri e Nova Iorque.

Os dados foram comemorados pelo diretor de Governança, Risco e Compliance da empresa, Fabio Malina Losso. “Recebemos com grande alegria a notícia sobre a excelente colocação da Copel na pesquisa, que é resultado da colaboração de todo o time da Copel com nossos projetos. Vamos continuar o trabalho por um ambiente de transparência interna e externa, em conformidade com o que a lei exige e com as melhores práticas de governança corporativa e compliance”, comenta o diretor.

Mais informações sobre a atuação da Copel na área de governança podem ser obtidas no Portal da Transparência, criado em 2014, e também no Programa de Integridade da Companhia, ambos disponíveis no site www.copel.com. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos