Divulgação
Por mês a unidade de Atendimento Móvel Oftalmológico oferecerá 240 consultas no município
Para suprir a demanda de oftalmologia, especialidade que tem bastante procura, mas não está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Prefeitura de Castro alugou uma unidade de Atendimento Móvel Oftalmológico (AMO) que por mês oferecerá 240 consultas no município. Desde dezembro, a unidade está instalada ao lado da Secretaria Municipal de Educação atendendo a comunidade. Em um segundo momento, a partir de agosto, será levada para a área rural do Socavão.
A unidade conta com equipamento completo que permite diagnóstico do paciente e pode indicar o uso de óculos ou ainda, encaminhamento para cirurgia da catarata, entre outros procedimentos.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, o programa dá prioridade para as crianças das escolas municipais inseridas no Programa Saúde na Escola (PSE), mas a comunidade em geral também está sendo atendida. Para consultar com o especialista, o usuário da saúde deve antes consultar com o clínico geral na unidade de saúde que fará o agendamento para o especialista.
Em 2017, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, avaliou os alunos das escolas do Abapan e do Socavão. A próxima etapa, após o retorno das aulas, será encaminhar os alunos para o atendimento oftalmológico na unidade móvel.
Maria Lidia alerta que alguns pacientes que têm consulta agendada não estão comparecendo na unidade. “Isso prejudica àqueles que estão aguardando a vez. Lembramos que a procura pela especialidade é grande. Pedimos que as pessoas compareçam às consultas agendadas para otimizar o tempo e os recursos dispendidos pela prefeitura com a unidade móvel”, disse.
Até o momento já foram realizadas mais de 400 consultas na unidade. (Com assessoria)