Divulgação
Foram abertos os envelopes com as propostas de preços para a obra de pavimentação de 2,6 quilômetros da PR-090, entre a interseção da PR-340 até o final do futuro Contorno de Castro. Previsão é que trabalhos comecem até março
O Governo do Estado vai asfaltar o acesso ao novo contorno de Castro, nos Campos Gerais. Na última quinta-feira, 18, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) abriu os envelopes com as propostas de preços para a obra de pavimentação de 2,6 quilômetros da PR-090, entre a interseção da PR-340 até o final do futuro Contorno de Castro.
É a segunda licitação de obra prevista no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que investirá um total de US$ 435 milhões em parceria entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Quatro empresas apresentaram propostas para o trecho da PR-090, com descontos de até 22% em relação ao preço máximo de R$ 16,9 milhões, previsto no edital.
PRIMEIRO PASSO – De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a pavimentação do trecho é o primeiro passo para a implementação do contorno no município, medida que vem sendo estudada para diversos municípios do Paraná.
“Antigamente, havia um entendimento das pessoas que a rodovia passando por dentro da cidade era benéfico. Esse conceito mudou devido aos transtornos causados pelo fluxo de veículos. Hoje, a maioria da população reivindica a construção de contornos para melhorar a logística do município”, explica o secretário.
Além da pavimentação, o projeto prevê obras de drenagem, terraplanagem, obras de arte especiais, sinalização, iluminação pública, remanejamentos, desapropriação, melhorias ambientais e obras complementares.
NOVA FASE – Após a abertura das propostas, a comissão de licitação do DER fará uma última revisão da documentação das empresas candidatas e das propostas dos preços. O resultado será publicado posteriormente no Diário Oficial, com prazo de 5 dias para recursos administrativos dos participantes.
Caso todos os procedimentos ocorram conforme o previsto, as obras devem ser iniciadas neste primeiro trimestre de 2018, com conclusão prevista em até 300 dias a partir da assinatura da ordem de serviço. (Com assessoria)