CARAMBEÍ

10 de janeiro de 2018

‘Carambeí Digital’ leva internet gratuita para os bairros

Divulgação

O sinal é será distribuído via rádio. Os cadastros já podem ser realizados pelo site e na Prefeitura

A Prefeitura de Carambeí, através do Departamento de Informática, informa que já está realizando o cadastramento para acesso a internet gratuita através do projeto “Carambeí Digital”.

Para isso, os interessados devem fazer o preenchimento on-line do termo de adesão disponível no link http://digital.carambei.pr.gov.br/ ou diretamente na Prefeitura Municipal no Setor de Protocolo. O único requisito é estar em dia com o IPTU. O acesso gratuito a internet nos domicílios terá alcance em toda área urbana e na sequencia será estendido para a zona rural (região do Catanduvas).

O projeto iniciou com o sinal de internet gratuita na Praça Cívica e no Terminal Rodoviário, seguido da instalação de seis hotspots (pontos de wi-fi). De acordo com o coordenador do projeto e diretor do Departamento de Informática, Edison Rodrigo Moura, a instalação de 10 torres de transmissão no ano passado, garantiu a viabilidade do “Carambeí Digital”. Ele informa que o serviço de internet nos domicílios, sem custo, já é uma realidade. “Já realizamos os testes, colocando o serviço de internet disponível em várias residências e o resultado foi um sucesso. A partir de agora, todo munícipe que desejar poderá se cadastrar para usufruir desse serviço”, explica.

A recepção do sinal necessita de uma antena que atenda especificação técnica, que consta no “Termo de Aceite”, na página do cadastro. “O equipamento pode ser adquirido em loja especializada e preferencialmente instalado por técnico”, avisa Moura. Ele ressalta que das dez torres, cinco foram instaladas no perímetro urbano e cinco para atender a região do Catanduva, que entrará em fase de testes a partir do próximo ano.

O diretor do Departamento de Informática destaca que um dos principais objetivos do projeto é a interligação de todos os departamentos e secretarias do serviço público municipal para maior eficiência dos serviços prestados a comunidade, prevista para acontecer ainda no primeiro semestre de 2018. “Nesse ambiente público haverá além da economia com pagamentos de serviços da internet, também a redução das contas de telefonia fixa, a custo zero entre os departamentos municipais e, ainda, o controle absoluto das ligações”, explica Moura.

O prefeito Osmar Blum (PSD) desde o início da sua administração teve atenção voltada a melhorar o acesso a internet no município, devido a deficiência do serviço. Na busca por propiciar à população acesso a tecnologia de informação e comunicação para melhorar a gestão dos serviços públicos e simplificar a vida dos cidadãos, realizou visitas a alguns municípios para conhecer e entender a dinâmica do projeto “Cidade Digital” e iniciou o projeto que já está em funcionamento e segue com sistema de alta tecnologia e qualidade.

SEGURANÇA – O projeto “Carambeí Digital” trará também mais segurança à população, por meio de câmeras de vigilância que serão instaladas em locais estratégicos. Moura conta que a princípio serão cinco pontos de monitoramento com equipamentos que serão adquiridos com recursos na ordem de R$ 150 mil, liberados através de emenda do deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho (DEM). (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos