Alunos do 5º ano do ensino fundamental de 15 escolas municipais de Castro participaram ontem da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, em solenidade no Ginásio de Esportes Padre José Pagnacco
Alunos do 5º ano do ensino fundamental de 15 escolas municipais de Castro participaram ontem da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, em solenidade no Ginásio de Esportes Padre José Pagnacco, que contou com a presença de autoridades civis e militares, além de pais de alunos. Durante o ano, 1100 alunos participaram do programa.
Em clima de festa e sob brado de “Hoje é dia de Proerd”, os alunos fizeram o juramento, cantaram o hino do Proerd, leram as redações produzidas em sala de aula e receberam o leão Daren, mascote do programa.
O Proerd é uma parceria entre a Polícia Militar do Paraná, secretarias municipais de Educação e rede de ensino particular. Em um esforço cooperativo, oferece atividades educacionais em sala de aula durante um trimestre letivo. São dez lições de uma cartilha para prevenir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, além de abordar também sobre violência e bullyng. As lições reforçam a autoestima, ensinam como lidar com as tensões relativas às drogas, e promovem a civilidade. As aulas acontecem uma vez por semana nas escolas, são interativas e os alunos desenvolvem atividades como teatro e música.
A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, destacou que o programa causa impacto na vida dos alunos. “É um trabalho de prevenção muito importante para a formação dos alunos, e que tenho certeza, vai fazer a diferença na vida deles”, disse.
O sub-comandante da 5ª Companhia do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), Paulo César Marcondes, disse que o programa desenvolve atividades projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas nesta fase de suas vidas. “As escolas, assim como as famílias, são essenciais para o bom desenvolvimento do Proerd, pois todos agem em favor da criança, de suas famílias e de suas comunidades”, ressaltou.
O prefeito Moacyr Fadel Junior (PMDB) disse que o programa leva conhecimento e cidadania aos alunos. “São ensinamentos fundamentais para que eles fiquem longe das drogas e da violência”, destacou.
O PROGRAMA – O Proerd surgiu em 1983 nos Estados Unidos e hoje está presente em 50 países. Desenvolvido pela Polícia Militar, atualmente funciona em todos os estados brasileiros. No Paraná, as atividades iniciaram em 1999 e já alcançaram mais de 1,5 milhão de alunos. (Com assessoria)