Arquivo
Serão mais de R$ 660 mil investidos na melhoria da estrutura de atendimento.
O secretário de Estado de Saúde, Michele Caputo Neto, confirmou nesta semana ao deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho (DEM), a licitação de um helicóptero que fará o atendimento aeromédico na região dos Campos Gerais, marcada para fevereiro de 2018. “É um serviço que já salvou milhares de vidas no Paraná, que agora chega a Ponta Grossa e alcança toda a região”, destacou o deputado.
Um hangar no Aeroporto Sant’Anna, médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) serão colocados à disposição do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) pela Prefeitura Municipal. O BPMOA vai disponibilizar o efetivo de 08 militares, sendo 02 comandantes de aeronaves, 02 copilotos e 04 tripulantes.
“Os helicópteros são tão bem equipados que não perdemos sequer uma vida durante o transporte”, ressaltou o governador Beto Richa recentemente em Castro, durante o anúncio do serviço para a região. Richa também destacou que o transporte aéreo de órgãos colaborou para que o Estado passasse da décima para a segunda colocação no ranking dos Estados que mais realizam transplantes no Brasil.
A base do GRAER em Ponta Grossa atenderá 74 Municípios com uma população estimada de 1,6 milhão pessoas 24 horas por dia, 07 dias por semana. Em 25 minutos é possível atender ocorrências no Munícipio de Arapoti, por exemplo, a 135 quilômetros de Ponta Grossa. “A vinda do GRAER trará uma grande rapidez no atendimento de emergência na nossa região”, ressalta o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PPS).
Com o serviço, helicópteros e aeronaves do Governo do Estado prestam atendimento a pessoas em situação de urgência e emergência e também fazem o transporte de órgãos para transplante. Já existem bases em Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá.