8 de novembro de 2017

Ponta Grossa terá Fórum Ecossistema de Inovação

Divulgação

Terceiro workshop do mapeamento do ecossistema de inovação define estratégias e gestão do projeto

Foi realizado ontem no Sebrae mais um workshop do mapeamento do ecossistema de inovação de Ponta Grossa, projeto contratado pela Prefeitura Municipal que está criando um plano de ação para desenvolvimento local das micro e pequenas empresas.

No último encontro os participantes, que englobam representantes de diversos setores da cidade, foram divididos em quatro grupos para desenvolver planos de ação específicos para os setores identificados como estratégicos na cidade – cadeia do agronegócio; químico e materiais; tecnologias da informação e comunicação (TIC) e mecatrônica. Posteriormente, a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), que está desenvolvendo o projeto através do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), condensou as informações.

Desta vez o grupo de trabalho se reuniu para validar e complementar as ações, estruturar a gestão do ecossistema e definir os projetos mobilizadores. Conforme explica a coordenadora municipal de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, Tônia Mansani, além de seis estratégias também foi delimitada uma “Trilha Empreendedora” e a criação de um Fórum para organizar a implantação do plano.

“A criação deste Fórum deve ser feita em curto prazo, já que ele reunirá instituições e entidades que participam ativamente do cenário de inovação, como governo, ensino, pesquisa e apoio”, afirma Tônia. Já a Trilha Empreendedora consiste em uma espécie de passo a passo, que começa com empresas apresentando problemas e envolve o ecossistema de inovação na solução. “A Trilha foi proposta para que a ideia central seja colocada em prática”, comenta a coordenadora.

Para promover a concentração destes mecanismos em um mesmo ambiente o secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, conta que será desenvolvido um projeto para a criação de um Centro de Inovação. “O governo municipal está percebendo a necessidade deste Centro e tem a intenção de viabilizá-lo, aproveitando o complexo do Mercado Municipal para montar naquele local um espaço que reúna estes atores”, adianta Carbonare, destacando que a Prefeitura avaliará a ideia para posteriormente operacionalizá-la.

ESTRATÉGIAS: Durante o terceiro workshop do mapeamento do ecossistema de inovação foram definidas seis estratégias para o cenário ponta-grossense. São elas:

 1 – Fortalecimento dos mecanismos de apoio a estruturação de empresas em seus processos e modelos institucionais;

2 – Integração dos mecanismos de maneira que um possa gerar demanda qualificada para o outro;

3 – Estruturar mecanismo/programa permanente de estímulo a cultura empreendedora;

4 – Criar ambiente propício para integração das empresas com o ecossistema inovador – Política Pública;

5 – Estruturar modelagem de gestão do ecossistema de inovação que integre os diversos atores;

6 – Estruturar programa de preparação das universidades para gerar/estimular o surgimento de empreendimentos. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos