Vereadores aprovam bolsas de incentivo à qualificação profissional em Ponta Grossa
Vinícius Sampaio, especial para o Blog do Johnny.
A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, em primeira discussão, na sessão extraordinária hoje, 09, a criação do programa “Bolsa Capaz!”. A proposta, de autoria do Poder Executivo, prevê a concessão de bolsas de incentivo no valor de R$ 500 para jovens em situação de vulnerabilidade social matriculados em cursos de qualificação profissional.
Segundo o Projeto de Lei nº 007/2026, que institui o programa, o incentivo busca fomentar a qualificação profissional na cidade. As bolsas serão pagas mensalmente ao beneficiário, pelo período de três a cinco meses, enquanto durar o curso de qualificação.
Os interessados devem cumprir alguns requisitos previstos no projeto, como residir em Ponta Grossa há pelo menos dois anos, possuir renda familiar de até 1,5 salário-mínimo per capita e não ter vínculo empregatício formal no período da inscrição. A seleção dos beneficiários deverá ocorrer por meio de edital público.
O Poder Executivo justifica que a proposta busca estimular a qualificação profissional em um cenário de alta demanda por mão de obra, impulsionada pela chegada de novas empresas à cidade.
“Entende-se que, para a população em situação de vulnerabilidade econômica, a inserção imediata no mercado de trabalho representa a medida mais adequada para garantir meios de subsistência e dignidade. Contudo, a realidade demonstra que parte significativa dessas pessoas não atende aos requisitos de qualificação exigidos pelo mercado de trabalho”, afirma o Executivo. O projeto foi aprovado com 16 votos favoráveis.
O vereador Ricardo Zampieri (PL) parabenizou a proposta do Poder Executivo como forma de fomentar a qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Parabéns ao Governo Municipal. Espero que vire referência para outros municípios também aplicarem”, afirmou.
O vereador Maurício Silva (PSD) definiu como “louvável” o programa Bolsa Capaz! e propôs, por meio de uma emenda modificativa, novos dispositivos ao projeto de lei. “Que a frequência seja aumentada de 75% para 90%; que, ao conseguir emprego, a bolsa seja interrompida; e que pessoas condenadas por maus-tratos a animais não tenham acesso ao benefício. Mas, no geral, é um projeto fantástico”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller (MDB), enalteceu o trabalho do Poder Executivo na capacitação profissional. “Projeto muito importante e inteligente para uma cidade que vai receber muitos investimentos neste ano, com diversas empresas se instalando. Isso demonstra que o governo municipal tem sensibilidade com as pessoas que ainda estão desempregadas, capacitando-as para o mercado de trabalho”, destacou.
A proposta foi votada em primeira discussão e deverá retornar à pauta no próximo dia 18 de fevereiro, durante a primeira sessão ordinária de 2026. Caso aprovada, seguirá para sanção da prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil).
ORDEM DO DIA – Outros projetos de lei foram retirados da ordem do dia para nova avaliação dos vereadores. Entre eles estão o Projeto de Lei nº 476/2025, que dispõe sobre a reforma administrativa no quadro profissional do Município; o Projeto de Lei nº 003/2026, que trata da concessão de uso onerosa de bens públicos para a iniciativa privada; o Projeto de Lei nº 005/2026, que prevê a criação de novas vagas para superintendente; e o Projeto de Lei nº 007/2026, que dispõe sobre a concessão de uso onerosa do Centro de Eventos de Ponta Grossa.
Câmara de Ponta Grossa define integrantes das Comissões Permanentes para 2026
A Câmara Municipal de Ponta Grossa definiu, durante sessão extraordinária realizada na manhã de hoje, 09, os novos membros das Comissões Permanentes para o ano legislativo de 2026.
As comissões permanentes são responsáveis por analisar e emitir pareceres sobre os projetos de lei protocolados na Casa. Os membros são escolhidos anualmente, em consenso entre os vereadores, que também definem, entre si, a presidência de cada comissão.
CONFIRA COMO FICARAM COMPOSTAS AS COMISSÕES PERMANENTES PARA 2026:
Comissão de Legislação, Justiça e Redação:
Presidente: Leo Farmacêutico (União).
Integrantes: Dr. Erick (PV), Guilherme Mazer (PT) e Joce Canto (PP).
Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização:
Presidente: Paulo Balansin (União).
Integrantes: Divo (União), Enfermeira Marisleidy (sem partido), Florenal (Podemos) e Geraldo Stocco (PV).
Comissão de Educação, Cultura e Esporte:
Presidente: Pastor Ezequiel (DC).
Integrantes: Florenal (Podemos) e Geraldo Stocco (PV).
Comissão de Obras, Serviços Públicos, Trânsito, Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade:
Presidente: Professor Careca (PV).
Integrantes: Fábio Silva (Republicanos) e Jairton da Farmácia (PDT).
Comissão de Saúde e Ação Social:
Presidente: Divo (União).
Integrantes: Enfermeira Marisleidy (sem partido) e Maurício Silva (PSD).
Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança:
Presidente: Fábio Silva (Republicanos).
Integrantes: Maurício Silva (PSD) e Pastor Ezequiel (DC).
Comissão de Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio:
Presidente: Ricardo Zampieri (PL).
Integrantes: Maurício Silva (PSD) e Professor Careca (PV).
Comissão de Turismo, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal:
Presidente: Teka dos Animais (União).
Integrantes: Ricardo Zampieri (PL) e Jairton da Farmácia (PDT).