Prefeitura de PG organiza novo programa de qualificação profissional para 2026

Prefeitura de PG organiza novo programa de qualificação profissional para 2026
22 jan, 2026
Programa Capaz! vai oferecer cursos de qualificação e bolsas para novas oportunidades oferecidas pela indústria em Ponta Grossa.
Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Ponta Grossa organiza um novo programa que vai oferecer vagas em cursos de qualificação e bolsas para o público de 18 a 49 anos, o ‘Programa Capaz!’. Hoje, 22, a secretária de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Faynara Merege, o secretário de Projetos Estratégicos, Edgar Hampf, e o presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Küller (MDB), debateram ajustes finais do programa que vai oferecer trilhas de qualificação profissional para que os ponta-grossenses possam aproveitar as novas oportunidades oferecidas pelo setor industrial no Município, que tem apresentado forte expansão. O novo programa será protocolado pelo Poder Executivo para apreciação dos vereadores.

Além de oferecer vagas para um público bastante amplo, a proposta prevê 360 vagas em cinco trilhas de conhecimento, nas áreas de Inovação e Tecnologia, Soldagem, Manutenção Industrial, Eletricidade Predial e Logística Industrial. Dentro de cada trilha serão disponibilizados cursos que terão duração total de 3 a 5 meses, com direito a bolsas de R$ 500,00. As formações serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.

A secretária de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Faynara Merege, afirma que a qualificação profissional orientada à empregabilidade é um dos eixos centrais da gestão municipal e se consolida como uma política social estratégica para os próximos anos. “O avanço da indústria em Ponta Grossa tem gerado novas demandas por mão de obra qualificada, e o grande desafio é alinhar a formação profissional às vagas que estão sendo criadas. A Prefeitura tem atuado de forma integrada com a iniciativa privada para fortalecer o desenvolvimento industrial e a geração de renda, e, de forma complementar, estruturamos programas de qualificação que garantam que essas oportunidades sejam efetivamente acessadas pela população. Nosso objetivo é transformar crescimento econômico em inclusão produtiva e emprego de qualidade”, destaca a secretária.

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, vereador Julio Küller, afirma que o projeto será apreciado assim que sejam iniciadas as sessões legislativas de 2026. “Uma proposta que visa qualificar e oferecer oportunidades para os ponta-grossenses tem o total apoio da Câmara, que irá debater e fazer todos os encaminhamentos necessários para que alcance o seu objetivo, que é preencher as vagas que estão sendo criadas em nossa cidade, beneficiando o máximo possível nossos cidadãos”, considera Kuller.

O secretário de Projetos Estratégicos, Edgar Hampf, destaca que o programa visa atuar com precisão em uma necessidade objetiva: a qualificação técnica e humana para as novas indústrias. “O desenvolvimento econômico que estamos conseguindo alcançar exige também políticas públicas que viabilizem a qualificação do trabalhador para as novas vagas e criem as condições para sua inclusão nestes novos postos. Essa demanda ganha força e velocidade com a consolidação de Ponta Grossa como uma cidade estratégica para a atuação de indústrias de alta performance e produtividade”, considera Hampf.

Após análise e aprovação da Câmara, a Prefeitura disponibilizará ao público as formas e locais para inscrições, além dos demais detalhes para a participação. (Com informações da Assessoria)

Comentários