Ipiranga recebe nesta semana atividades da Carreta da Inovação do Paraná

Ipiranga recebe nesta semana atividades da Carreta da Inovação do Paraná
24 nov, 2025
Projeto itinerante chega ao Município amanhã, 25, e estará até sexta-feira, 28, com atividades gratuitas voltadas à inovação, tecnologia, ciência, empreendedorismo e lazer.
Crédito: Divulgação

O Município de Ipiranga, nos Campos Gerais, recebe nesta semana a Carreta da Inovação. O projeto itinerante coordenado pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) vai oferecer de forma gratuita atividades abertas ao público e todas as idades sobre inovação, tecnologia, ciência, empreendedorismo e lazer.

A Carreta da Inovação vai atender em Ipiranga entre os dias 25 e 28, das 9h às 12h e das 14h às 18h, no Ginásio Esportivo Júlio Grein Taques, na Rua Agenor Chaves Ferreira, nº 393.

Realizado em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o projeto já passou por 77 municípios do Paraná.

Segundo o secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, a Carreta visa garantir que os cidadãos de todo o Paraná tenham contato com novas tecnologias, permitindo o desenvolvimento local do Estado. “Estamos aproximando a inovação de todos os paranaenses, gerando oportunidades, impulsionando a criatividade e inspirando os jovens a enxergar seu futuro na tecnologia”, disse o secretário.

O veículo é adaptado com sala de aula, e conta com recursos multimídias por meio de computadores ligados à internet via satélite, óculos de realidade virtual, e ferramentas de criação digital como impressora 3D e de corte a laser. Os espaços também são preparados para receber aulas, cursos, palestras e workshops de diversas temáticas.

RIO BONITO DO IGUAÇU – O segundo caminhão da frota da Carreta da Inovação está em Rio Bonito do Iguaçu, servindo como apoio estratégico nas ações de reconstrução do município após o tornado que atingiu a cidade no início de novembro.

A unidade itinerante se transformou no Escritório de Reconstrução Acelerada, e está sendo usada pela Secretaria das Cidades (Secid) para que autoridades, membros das forças de segurança e servidores estaduais possam coordenar e gerir os trabalhos de reconstrução da cidade. (Com informações da AEN)

Comentários