Jaguariaíva elabora projeto para criação da rota ‘Caminhos da Fé’

O prefeito Juca Sloboda anunciou a elaboração dos projetos para a rota “Caminhos da Fé”; a rota terá 22 km, com capelinhas, melhorias nas estradas, sinalização e banheiros.

O prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, anunciou nas redes sociais ontem, 13, o início da elaboração de projetos para um “Caminhos da Fé” da Santa do Paredão. A nova rota de turismo religioso vai ligar a cidade ao Santuário da Santa do Paredão, Santuário do Bom Jesus da Pedra Fria e Escarpa Devoniana. O objetivo é oferecer uma experiência de espiritualidade, história e contemplação aos visitantes.

O anúncio ocorreu no gabinete do prefeito onde, além de Sloboda, estiveram autoridades e representantes como o secretário de Turismo, Edilson Fernandes, o vereador Francilei Baitala, Bruno Henrique Rodrigues, superintendente da Secretaria de Indústria e Comércio – autor do projeto – e de representantes da Igreja Católica, padre Claudinei e Deodato.

A proposta tem em vista o Santuário do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, o Santuário Ecológico da Santa do Paredão e a beleza da Escarpa Devoniana. O percurso total tem 22 km e a previsão é de que o caminho conte com paradas estratégicas, melhorias nas estradas, sinalização, capelinhas para cada mistério e banheiros.

Os projetos ainda estão em fase de elaboração. Ainda não há estimativa detalhada de recursos a serem empenhados.

“Nós estamos recebendo aqui o pedido, projeto de autoria do Bruno, junto com a nossa Secretaria de Turismo, para a gente fazer o projeto e levar até a Secretaria de Estado do Turismo para conseguir um recurso para nós fazermos uma rota daqui até a Santa do Paredão. É um projeto que a gente está começando agora, com muitas mãos aqui, e que se Deus quiser vai ter muito resultado”, diz Sloboda.

Durante a reunião, também foi discutida a restauração da Capela de São Benedito, no bairro Remonta, outra demanda importante da comunidade católica local.

O local foi demolido em 2022 pela Prefeitura e construiu a “Praça da Bíblia”. Após reivindicação ao Município, o Executivo e a Câmara Municipal darão início ao procedimento legal para reconstrução da Capela São Benedito no local.

O padre Claudinei destacou a relevância espiritual e social das iniciativas. “O povo católico de Jaguariaíva, de Rosas do Bom Jesus e de São Benedito, agradece por essa ação bonita em devolver para aquela comunidade a capela. E também o caminho da Santa do Paredão, que vai com certeza fazer com que o turismo continue sendo desenvolvido aqui na cidade de Jaguariaíva.”

A expectativa é que a nova rota seja um marco para o turismo religioso local e enriqueça a Rota do Rosário, roteiro turístico religioso que envolve dioceses de Ponta Grossa e região, além de municípios do Norte Pioneiro.

 “Vamos nos empenhar para fazer esse projeto, que será maravilhoso para o turismo, para o turismo religioso, que já faz parte das nossas principais bandeiras – melhorar a estrutura do turismo em Jaguariaíva.”

Comentários