CASTRO

27 de setembro de 2017

ICMBio apresenta Parque Nacional dos Campos Gerais

Divulgação

O Parque foi criado em 2006 pelo governo federal e ocupa 21.286 hectares dos municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí

Representantes do Instituto Chico Mendes da Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), apresentaram ontem para o prefeito Moacyr Fadel Junior (PMDB) e para a equipe do governo municipal, o Parque Nacional dos Campos Gerais.

De acordo com a analista ambiental, Lilian Miranda Garcia, chefe do parque, as reuniões têm a finalidade de mobilizar as mais de 60 instituições envolvidas com o parque para formar o Conselho Consultivo que ficará responsável por acompanhar a elaboração e implementação do Plano de Manejo da Unidade de Conservação, entre outras atribuições. “Nosso objetivo é formar o conselho até o final do primeiro semestre do ano que vem”, disse.

O Parna Campos Gerais foi criado em 2006 pelo governo federal e ocupa 21.286 hectares dos municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí. Representantes desses municípios e ainda da Sanepar, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e ICMbio integram o grupo de trabalho da Unidade de Conservação.

O parque está localizado em propriedades particulares que estão em processo de desapropriação. Atualmente, atividades turísticas e agrícolas são desenvolvidas em alguns locais e o ICMBio atua em parceria com os proprietários das áreas para adequar a visitação aos locais turísticos. Futuramente, o parque abrigará ainda atividades de educação ambiental e pesquisa, além de turismo ecológico.

O superintendente de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente de Castro, Henrique Aurélio Salgado, destacou a importância do parque para o município. “Vai trazer benefícios para o turismo de Castro, além de agregar valor com o ICMS ecológico que o município terá direito a receber”, disse. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos