Com o tema “Protagonismo dos Educadores na Aprendizagem dos Alunos”, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Castro assistiram palestras na Associação Cultural e Esportiva de Castro (ACEC), na última sexta-feira, 15.
O evento promovido pela Fundação Lemann, por meio do projeto “Gestão para Aprendizagem”, trouxe os professores Amaral Barbosa, Gina Vieira Ponte e Luís Junqueira, que compartilharam suas histórias, experiências e transformação de suas próprias vidas, pautadas pelo trabalho do professor.
O gestor do projeto pela fundação, Carlos Henrique Uehara, destacou que os palestrantes mostraram a importância do educador se sentir responsável pela aprendizagem e também pela vida do aluno. “É um olhar humano sobre o aluno. É mostrar que o professor acredita nele mesmo e também no seu aluno. E que é o professor quem precisa encontrar a solução para resolver os problemas da aprendizagem”, avalia.
A secretária municipal de Educação de Castro, Rejane de Paula Nocera, disse que é importante a interação entre professor e aluno. “O professor está inserido na história de vida do aluno e esse envolvimento pode contribuir para a melhoria do trabalho do educador e da aprendizagem do estudante” destaca.
PALESTRANTES – Gina Vieira Ponte é professora em Ceilândia, próximo de Brasília. Seu projeto “Mulheres Inspiradoras”, sobre a importância da mulher na sociedade já recebeu diversos prêmios.
Luís Junqueira é professor de redação em São Paulo e trabalha com crianças e adolescentes na construção de sua própria história desenvolvendo o projeto “Meu primeiro livro”.
O professor Amaral Barbosa foi diretor de uma escola municipal na cidade cearense de Pedra Branca que na última prova para medir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), apresentou a maior pontuação. (Com assessoria)