Divulgação
Curso será ofertado no Vestibular de Verão de 2017, com 50 vagas no período noturno; autorização foi publicada em diário oficial ontem
Por meio do decreto nº 7673, publicado no Diário Oficial do Estado ontem, o governador Beto Richa (PSDB) autorizou a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) a ofertar o curso de Direito no campus da instituição em Telêmaco Borba. A autorização determina a oferta de três turmas consecutivas, com 50 vagas, duração de cinco anos (3.990 horas), no período noturno, a partir de 2018. A primeira turma terá vagas ofertadas no Vestibular de Verão 2017 da UEPG, cujas inscrições iniciam em 8 de setembro. As provas serão aplicadas em 10 e 11 de dezembro.
A implantação do curso de Direito em Telêmaco Borba foi aprovada pelo Conselho Universitário (COU) em julho de 2016 (Resolução Univ. nº29), considerando solicitação do município. Na última quarta-feira, 23, participaram da assinatura do decreto em Curitiba, o secretário Chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, o prefeito Dr. Marcio Matos, e representantes do poder Legislativo Municipal.
A oferta do curso atende à vontade da população de Telêmaco Borba que, em 2015, respondeu pesquisa de interesse sobre cursos presenciais, de graduação e pós-graduação, que poderiam ser implantados do Campus da UEPG no município. A pesquisa foi feita pela internet, no site da prefeitura, durou 30 dias. Participaram 406 munícipes. Entre os cursos mais citados, em primeiro ficou Direito (54 votos), seguido de Engenharia Civil (40) e Licenciatura em Música (35). Na pós-graduação, se destacaram Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (138 votos), Gestão de Negócios Internacional (60) e Controladoria (54).
Pelo convênio, caberá à UEPG conduzir toda a parte didático pedagógica, coordenação e gestão do curso e do campus no município. Ao município caberá o fornecimento de transporte aos professores; manutenção do espaço físico do campus, incluindo laboratórios, suprimento de acevo bibliográfico e aquisição e manutenção de equipamentos e rede de comunicação informatizada; contratação de pessoal de apoio à manutenção do curso; além de outras despesas que possam surgir no transcurso do convênio, conforme já especificado em convênios firmados e renovados anteriormente para a oferta de outros cursos no Campus de Telêmaco Borba.
O anúncio foi comemorado pelo prefeito Dr. Márcio, que considerou o curso como um avanço na área da educação no Município. “Era uma reivindicação antiga que agora temos a oportunidade de anunciar para os nossos jovens”, revela o prefeito, destacando o apoio do deputado estadual Alexandre Cury (PMDB) a conquista. (Com assessorias)