Divulgação
Tema foi debatido em Foz do Iguaçu (PR) pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri e pela presidente da companhia, Magda Chambriard.
A Itaipu Binacional e a Petrobras anunciaram ontem, 03, em Foz do Iguaçu (PR), a intenção de formalizar parcerias na área de inovação tecnológica. Os termos gerais do acordo foram discutidos pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.
O diretor-geral da Itaipu ressaltou que as duas empresas têm ampla tradição em projetos de inovação tecnológica e estão engajadas na construção de uma transição energética justa, conforme as diretrizes do Governo Federal.
“O foco da reunião foi trocar informações e entender os projetos de inovação realizados pela Petrobras e pela Itaipu. Percebemos que há muita sinergia entre nossos trabalhos. Uma parceria certamente será positiva para o País e reforça a orientação do presidente Lula de inserir o Brasil como protagonista global na transição energética”, afirmou Enio Verri.
O encontro foi motivado pela presença da presidente da Petrobras em Foz do Iguaçu. Magda participa das reuniões do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20. Na quarta-feira, 2/10, ela visitou o Itaipu Parquetec, braço tecnológico da Itaipu Binacional. Magda Chambriard mencionou oportunidades de parceria entre o Parquetec e o Cenpes, o centro de pesquisas da Petrobras, no Rio de Janeiro.
“Petrobras e Itaipu são instituições muito relevantes no cenário energético, reconhecidamente inovadoras, que contam com equipes técnicas de alta qualificação. O fato de possuírem competências complementares potencializa a parceria, em especial no contexto da transição energética. Esperamos estabelecer uma longa relação, que certamente trará ganhos para os dois lados e contribuirá para que o Brasil avance como líder mundial da transição”, disse a presidente da Petrobras.
Os detalhes do acordo serão discutidos a partir de agora pelas equipes técnicas das duas empresas. (Com informações da Assessoria)