CASTRO

24 de setembro de 2024

Justiça suspende pesquisa eleitoral em Castro

Arquivo

Coligação de Neto Fadel está impedida de divulgar pesquisa de intenção de votos.

A Justiça Eleitoral suspendeu hoje, 24, a divulgação de uma pesquisa sobre a intenção de voto dos castrenses, registrada pelo delegado da Coligação Unidos por Castro, que tem como candidato a prefeito Neto Fadel e Jonathan Barros como vice. Em liminar, a Justiça leva em conta possíveis irregularidades na metodologia aplicada pela empresa contratada para fazer a pesquisa.

Entre as irregularidades, a decisão aponta inconsistência quanto à fonte de dados utilizada pela pesquisa, já que se baseia no Censo de 2010 e o Tribunal Superior Eleitoral indica o uso do Censo de 2022.

A liminar também considera a possível insegurança jurídica quanto à margem de erro utilizada pelo instituto de pesquisa, que chega a 9,2 pontos, percentual muito elástico e que pode distorcer a realidade.

A terceira inconsistência indicada na liminar diz respeito ao agrupamento indevido dos entrevistados em relação à faixa etária, escolaridade e nível econômico. A decisão da Justiça pondera o argumento de que a pesquisa criou agrupamentos que não devem ser utilizados para mensurar a intenção de votos e que não seguem o padrão recomendado pelo TSE.

Outra irregularidade que levou a Justiça a conceder a liminar diz respeito ao controle interno da pesquisa. De acordo com a metodologia apresentada, apenas 30% dos questionários aplicados seriam auditados por telefone. No entendimento da Justiça em outras situações semelhantes, esse índice está abaixo do necessário.

A pesquisa ouviu 450 eleitores nos dias 17 e 18 de setembro e foi contratada por Tony Mascarenhas Galetto Prado, que era assessor parlamentar na Câmara de Vereadores em cargo de comissão até o mês de julho deste ano. Atualmente, Tony Galetto atua na campanha de Neto Fadel como delegado da Coligação.

A empresa Equação Pesquisas Marketing e Consultoria tem dois dias para apresentar defesa em relação às possíveis irregularidades. (Com informações da Assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos