16 de setembro de 2024

AMCG participa de diálogos sobre ações de sustentabilidade nos Campos Gerais

Divulgação

Encontro promovido pela Itaipu Binacional ocorreu hoje, 16, com a presença de diferentes entidades. Objetivo da ação é debater soluções para desafios socioambientais.

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participou hoje, 16, de uma série de diálogos com foco na elaboração de ações de sustentabilidade para a região. O 1º Encontro Presencial do Núcleo de Cooperação Socioambiental Campos Gerais, promovido pela Itaipu Binacional, ocorreu no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Ponta Grossa.
A diretora administrativa da AMCG, Katiane Pires, esteve presente no evento e parabenizou a Itaipu pela mobilização. “Com a participação de diferentes entidades, tivemos uma importante oficina para expor e conhecer as principais demandas da região com relação às políticas socioambientais. Esta é uma temática fundamental para o futuro dos Campos Gerais e do Paraná como um todo. Sem dúvidas, essa troca de experiências deve render frutos positivos”, explicou.
O projeto, que é parte do programa Itaipu Mais que Energia, prevê o fortalecimento da participação da sociedade na busca por soluções para os desafios socioambientais, possibilitando aos núcleos espaços de diálogo e colaboração. A metodologia de base é a da governança participativa. O objetivo é construir um futuro mais sustentável para 434 municípios no Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul. Representando a AMCG, também estiveram presentes os gerentes de planejamento e novos projetos, Douglas Borochok e Tiago Pauliski.

NÚCLEOS DE COOPERAÇÃO – De acordo com a Itaipu Binacional, os Núcleos de Cooperação Socioambiental, são um ambiente ideal para o acesso a informações especializadas. A proposta é contribuir para a tomada de decisões, compartilhamento de saberes, identificação de desafios em comuns, desenvolvimento de projetos em parceria e fortalecimento de redes comunitárias.
Já ocorreram encontros nas cidades de Paranaguá, São Mateus do Sul e Ponta Grossa. Os próximos encontros ocorrerão em Irati, 17, Guarapuava, 18, e Laranjeiras do Sul, 19. Estão previstas uma série de atividades, que começam pelo exercício do diagnóstico territorial. Também serão promovidos capacitações e cursos sobre temáticas voltadas à sustentabilidade, que vão proporcionar com que os núcleos se aproximem ainda mais do Governo Federal e de oportunidades para a solução dos desafios. (Com informações da Assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos