Divulgação
Sistema já implantado nas grandes cidades do Paraná dará autonomia para Ponta Grossa definir prioridades e fazer investimentos onde é necessário; modelo será possível após investimentos feitos na atual gestão.
Depois de ‘arrumar a casa’ e implementar medidas importantes para a saúde de Ponta Grossa, a candidata à reeleição para a Prefeitura de Ponta Grossa Elizabeth Schmidt (União) tem em seu plano de governo a proposta decisiva para a saúde na cidade e a melhoria do serviço e atendimento à população: a gestão plena da saúde e dos recursos enviados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, Ponta Grossa passa ter autonomia total na gestão do orçamento enviado pelo Ministério da Saúde.
Elizabeth explica de forma prática como a gestão plena irá mudar a cidade. “Hoje a saúde de Ponta Grossa é que nem de uma cidade pequena, cada um cuida de uma parte e nós dependemos do Estado para enviar os pacientes das UPAs para os hospitais. Com a gestão plena, a Prefeitura irá administrar a verba do SUS de acordo com a necessidade da cidade e tudo funcionará de forma integrada, desde as unidades de saúde até os grandes hospitais, administrando as filas de exames, leitos nos hospitais e cirurgias”, exemplifica. A gestão plena já é feita em cidades como Curitiba, Maringá e Londrina.
Com a gestão plena da saúde, a Prefeitura de Ponta Grossa poderá priorizar os atendimentos para os moradores da cidade, agilizando as consultas, cirurgias, exames e encaminhamento para especialidades, além da gestão dos leitos nos hospitais: tudo isso será possível pelo grande trabalho de estruturação feito pela gestão Elizabeth nestes três anos e meio. “Com o Município da maneira que estava anteriormente não seria possível confiar esses recursos para que Ponta Grossa fizesse essa gestão”, explica a candidata pela Coligação A Força da Verdade (União Brasil/MDB).
MAIS PROJETOS NA SAÚDE – O plano de governo da Elizabeth ainda conta com mais investimentos para os próximos quatro anos de gestão. Ela vai implantar quatro policlínicas multi-especialidades (zonas Norte, Sul, Leste e Oeste), para promover um aumento exponencial na oferta de consultas e exames de especialidades médicas.
E ainda terá o Centro de Saúde, no terreno do antigo Mercado Municipal, com áreas de consultórios e serviços de agendamento, capacitação e gerenciamento do sistema municipal de saúde, recebendo também o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
A área de atendimento do Centro de Atendimento à Criança será duplicada para transformá-lo no Super Posto de Atendimento Infantil (Super Pai). E para atender a livre demanda nos bairros, terá uma UBS itinerante em dois ônibus, com equipe completa para atender nos bairros, centro da cidade e centros comerciais.
JÁ FEZ – A primeira mulher prefeita na história de Ponta Grossa mostrou que saúde é prioridade e garantiu um salto impressionante no número de profissionais que atendem a população de Ponta Grossa: foram 70 novos médicos para o atendimento em Unidades de Saúde, além da maior contratação de dentistas e técnicos de enfermagem da nossa história. Só por concurso público foram 390 profissionais, de diversas áreas, chamados para cuidar da saúde dos ponta-grossenses.
Elizabeth investiu também na abertura do novo Superposto do Panamá, que levou mais saúde para o bairro Neves, em especial as regiões dos Jardins Panamá, Costa Rica, Londres e das Flores. Em breve, o Borato também receberá um novo Superposto. A cidade de Ponta Grossa ainda ganhou três Unidades de Saúde novas: em Olarias (Sady Silveira), na Vila Ana Rita (Abrahão Federmann) e no Jardim Paraíso (Cleon de Macedo). Todas foram inauguradas neste ano, com investimento de R$ 5,7 milhões, e contam com uma estrutura completa, inclusive com farmácia e sala de vacina, para proporcionar à população um atendimento humanizado e de qualidade.
Além das novas Unidades, o maior programa de modernização de Unidades da história de Ponta Grossa prevê a reforma de 52 espaços, mais da metade deles já concluídos, em todas as regiões da cidade.
ATENDIMENTO PARA AS CRIANÇAS – O Centro de Atendimento da Criança (CAC), em Olarias, foi uma das obras prioritárias da gestão Elizabeth. No local, que funciona desde 2022, quatro médicos cuidam das crianças de até 11 anos 24h por dia, de domingo a domingo, e conta também com profissionais das áreas de enfermagem, farmácia e assistência social. Em pouco mais de dois anos de funcionamento, foram quase 100 mil atendimentos realizados.
NOVA UPA UVARANAS – Outra grande conquista foi a UPA Uvaranas, que está sendo construída na esquina da avenida Carlos Cavalcanti com a alameda Nabuco de Araújo. Com uma técnica inovadora e utilizada em grandes construções, os trabalhos avançam rapidamente e, até o fim do ano, os cerca de 100 mil moradores das regiões de Uvaranas, Cará-Cará, Neves e Itaiacoca terão um Pronto Atendimento 24 horas mais perto de casa. O investimento é de R$ 21 milhões.
AGENDA – Nesta quarta-feira, 11, a candidata participou pela manhã de encontro com trabalhadores na região de Uvaranas e gravação de programas eleitorais. À tarde se reuniu com a equipe de trabalho sobre projetos na área de infraestrutura e se encontrou com lideranças religiosas. À noite participou de gravação de podcast e se encontra com lideranças comunitárias. (Com informações da Assessoria)